Áreas de Atuação do Nutricionista: dicas de escolhas e melhores nichos

O profissional formado em nutrição possui diversas oportunidades para trabalhar após a graduação. Embora a área de atuação mais lembrada seja em consultórios prestando atendimento a pacientes, há diversas formas de colocar todo o conhecimento do profissional em prática.

Quer saber quais são as oportunidades de trabalho para quem é nutricionista e todas as áreas de atuação possíveis? Então confira este post até o final para descobrir todas essas informações.

banner áreas de atuação nutricionista

Mercado de trabalho para nutricionistas

A carreira de nutrição é bastante concorrida no Brasil. Todos os anos, muitos profissionais ingressam no mercado de trabalho para atuar em diferentes áreas. Por isso, quem deseja iniciar uma graduação nessa área já deve pensar desde o início em suas especializações. Essa é a forma mais simples de se destacar entre os diversos profissionais que atuam na área de nutrição.

As oportunidades mais tradicionais para quem é nutricionista se encontram em: consultórios, hospitais, clínicas, clubes esportivos, buffets de festas, cruzeiros, agências públicas de fiscalização e supervisão de empresas, universidades e refeitórios em escolas. Já as áreas de atuação que mais têm crescido nos últimos anos são: rotulagem, indústria de alimentos, pesquisa mercadológica, pesquisa acadêmica e reeducação nutricional.

Mesmo com tantas opções no mercado de trabalho, a área de atuação mais procurada pelos nutricionistas é a de consultório particular, onde o profissional atende em seu próprio estabelecimento. Essa forma de atuação oferece diversas vantagens aos profissionais, como mais liberdade, não ter patrão e poder faturar além do piso salarial do nutricionista assalariado. Porém, há grandes responsabilidades em ser seu próprio chefe e cuidar de um consultório sozinho.

Em relação as melhores oportunidades que existem para quem é nutricionista, as vagas de trabalho mais lucrativas estão na área da indústria, principalmente no setor automobilístico e farmacêutico. Nestas oportunidades de trabalho, os profissionais atuam na elaboração de cardápios e faz o acompanhamento alimentar dos refeitórios das empresas.

Há também boas oportunidades para quem deseja explorar o setor da indústria alimentícia, que é a indústria mais explorada pelos nutricionistas. Nesta modalidade de atuação, os profissionais podem trabalhar nos refeitórios das indústrias, na seleção, tratamento, definição e análise dos nutrientes de cada alimento industrializado, entre outras tarefas.

*Vídeo de Instituto NutrirConsciente

Principais áreas de atuação do nutricionista

Escolher uma área para atuar e exercer a profissão é algo com bastante opção de escolha para os profissionais em nutrição. Independentemente de ser um técnico, tecnólogo, graduado ou bacharelado, as áreas de atuação são bem abrangentes, e vão desde a indústria dos alimentos aos consultórios clínicos e o mundo do esporte. Mas, ao falarmos das possibilidades de atuação do nutricionista no mercado de trabalho, o leque de oportunidades é bem grande. Logo a seguir, veja as 5 principais áreas de atuação do nutricionista:

1 – Indústria alimentícia

A indústria de alimentos é uma das mais importantes área de atuação do nutricionista. A produção de suplementos alimentares, alimentos industrializados, marketing nutricional, gestão do setor, são áreas que oferecem a oportunidade do profissional trabalhar. São diversos setores e segmentos que necessitam de mão de obra especializada de nutricionista a cada dia. A produção de alimentos, a coordenação de outros profissionais envolvidos na produção de alimentos, pesquisas feitas em laboratórios, estratégias de marketing lançadas, necessitam do nutricionista.

2 – Nutrição esportiva

O profissional nutricionista é cada vez mais requisitado na área esportiva. Um dos grandes motivos é o fato de que as pessoas estão buscando mais por uma alimentação e um estilo de vida saudável. O segmento esportivo é um dos setores mais bilionários em muitos países. Os países de primeiro mundo são os que mais contratam profissionais para lidar com os atletas mantendo-os aptos para vencer competições e estarem sempre bem preparados.

No Brasil, isso também é uma realidade em alguns esportes, principalmente o futebol. Os atletas de alto nível são preparados e cuidados por especialistas em diversas áreas, como nutricionistas, médicos, psicólogos, preparador físico. Sem dúvida, essa é uma área de atuação bem concorrida e a que mais paga bem em comparação com outras. Mas falar de valores é algo relativo ao nutricionista, pois ser um assalariado responsável por uma grande equipe de futebol pode ser mais lucrativo que atuar na área clínica. Porém, ser chefe de nutrição no Hospital das Clínicas em São Paulo, também lhe renderá um ótimo salário.

3 – Nutrição Clínica

O profissional qualificado para atuar na nutrição clínica é preparado para atender pacientes que necessitam de orientação sobre alimentação. O nutricionista clínico irá se propor a cuidar da saúde do paciente com tratamentos e medidas com base em alimentação saudável. Se uma pessoa está debilitada, o nutricionista clínico pode ajudar essa pessoa prescrevendo uma dieta alimentar específica, rica em nutrientes. 8 Dicas para montar um Consultório de Nutrição

Para os profissionais que optam por trabalharem em um ambiente clínico hospitalar, a responsabilidade diante de todos os processos é grande. O nutricionista será responsável pela produção das refeições, pela higienização de utensílios, manipulação de dietas, banco de leite humano, lactário, entre outras responsabilidades. Essa é uma das áreas de atuação mais visadas por quem ainda está cursando nutrição e uma das mais disputadas no Sudeste e Sul do país.

4 – Marketing Nutricional

O profissional em nutrição tem um grande papel na sociedade. O principal objetivo de um nutricionista é cuidar para que as pessoas tenham uma boa alimentação. A partir deste princípio, os tratamentos, a fabricação de produtos, procedimentos e dietas são trabalhados pelos nutricionistas. Mas, falar da importância dos alimentos e divulgar esses alimentos é matéria para especialistas no assunto. O nutricionista tem o papel de lançar materiais educativos, coordenar pesquisas junto ao setor de marketing em empresas, assinar receitas, supervisionar as informações nutricionais em rótulos de alimentos, dentre outros.

5 – Setor Gastronômico

A gastronomia é um dos setores que andam lado a lado com a nutrição. O controle de qualidade em restaurantes, a preparação de cardápios, a higiene na cozinha, além de outras tarefas, é uma ótima opção para o nutricionista exercer sua profissão. Essa também é uma área bem remunerada com bastante procura no Sul e Sudeste do país. Quanto mais o nutricionista se especializar, maiores serão as possibilidades de atuar no setor gastronômico e nos outros setores citados neste post.

#BÔNUS – Outras áreas que o nutricionista pode atuar

  • Educação a distância;
  • Professor de cursos técnicos;
  • Professor de universidades;
  • Atendimento via internet;
  • Nutricionista infantil;
  • Nutricionista especialista em um nicho;
  • Concursos públicos;
  • Forças armadas;
  • Coach nutricional;
  • Nutricionista para gestantes;
  • Criação e desenvolvimento de cursos;
  • Nutricionista especializado em emagrecimento.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.