Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Encontrar uma empresa no Google hoje em dia é muito mais fácil, graças às ferramentas digitais como o Google Maps, que além de identificar a empresa oferece recursos com rotas personalizadas. Esses são apenas alguns dos benefícios de se cadastrar no Google Maps, que pode ainda oferecer uma série de possibilidades para quem tem uma empresa.

Se você ainda não cadastrou seu negócio no Google Maps, saiba que nunca é tarde para incluir sua empresa nos serviços do Google. A plataforma está aberta para todos os tipos de negócios, basta que você siga o passo a passo que preparamos para incluir sua empresa no Google Maps. Sendo assim, confira todas essas dicas a seguir e algumas informações importantes sobre essa plataforma.

Exemplo Google Maps Pizzaria em Taubaté

Por que incluir um negócio no Google Maps?

Se você ainda não conhece muito sobre o Google Maps deve estar se perguntando sobre a importância de incluir o seu negócio nesta plataforma. Bom, neste caso devemos dizer primeiramente que o Google Maps é uma ferramenta que pode ser acessada por computadores ou por aplicativo em dispositivos móveis com sistema operacional Android.

Essa ferramenta nada mais é do que um mapa com todos os recursos que um GPS deve ter, tais como programação de rota, visualização de ruas, cidades, estados e países, identificação de radares e, o grande diferencial para esta ferramenta, a identificação de empresas e comércios de todos os tipos que atuam em cada região.

Isso significa que quando o usuário utiliza o Google Maps ele pode visualizar todas as empresas cadastradas na plataforma de acordo com o local de pesquisa. Por exemplo, se ele procurar por determinada rua, todas as empresas cadastradas naquela rua aparecerão no dispositivo. Mas esta não é a única forma de ser encontrado no Google Maps.

Os usuários ainda podem pesquisar por palavras-chave na plataforma, por exemplo, restaurante, lanchonete, hamburgueria, loja de roupas, shopping, cinema, entre outras. A cada busca realizada em determinada região, o Google Maps aponta os estabelecimentos cadastrados mais próximos do usuário.

A plataforma ainda permite que o usuário faça buscas utilizando o nome da empresa  e várias características do negócio com base em uma determinada região. Independente do tipo de busca, as empresas só têm a ganhar ao se cadastrarem nesta plataforma. Se você deseja aumentar sua clientela, mas não sabe como atrair o público-alvo até o seu estabelecimento, comece com o Google Maps.

Como cadastrar empresa no Google Maps?

Para que você seja encontrado no Google Maps é preciso que você se cadastre na plataforma “Google Meu Negócio“, que é o novo meio de interação do Google para empresas. Antigamente esta mesma plataforma era chamada de Google Places, por isso você poderá encontrar este termo na internet ainda em suas buscas.

Incluir a sua empresa no Google Maps será fácil e simples. Veja a seguir o passo a passo completo de como cadastrar sua empresa na plataforma:

1. Acesse o Google Meu Negócio e clique no botão verde “começar“. Feito isso você deverá preencher as informações pedidas pelo Google nos campos correspondentes e clicar em “próximo” ao final de cada página.

2. Ao preencher as informações, tome cuidado para não errar nenhum dado como o nome da empresa e, principalmente, o endereço do estabelecimento. Confira todas as informações após preencher e só clique em “próximo” se tudo estiver correto.

3. Escolha uma categoria relacionada ao seu tipo de negócio. Por exemplo, se o seu estabelecimento é uma academia, inclua esse termo na categoria. Depois você poderá incluir outros termos em seu cadastro para especificar ainda mais o seu negócio.

4. Insira todas as suas informações de contato para que os usuários encontre sua empresa fora da internet. Neste caso, não deixe de incluir telefone, URL do site da empresa, perfis em redes sociais, entre outros meios de contato. Quanto mais dados você incluir mais oportunidades você terá de receber o contato de um cliente.

5. Por fim, você deverá clicar em “confirmar” e aguardar até que o Google faça a verificação da sua empresa. Nesta etapa do procedimento você terá que aguardar até que uma correspondência chegue ao local cadastrado no Google Meu Negócio para que a sua empresa apareça de fato no Google Maps. Essa verificação será feita a partir de um código enviado junto a correspondência que deverá ser confirmado no perfil criado no Google Meu Negócio.

6. Quando receber a correspondência do Google, confirme o código no Google Meu Negócio para ativar a localização do seu estabelecimento no Google Maps.

7. Depois de confirmar sua empresa no Google, é hora de editar as informações sobre o seu negócio. Edite essas informações com o máximo de cuidado, pois são elas que farão com que os usuários do Google encontre sua empresa. Nesse caso, aposte em boas palavras-chaves e inclua apenas informações reais sobre a sua empresa.

8. Informe ao Google se a sua empresa realiza entregas ou se o seu estabelecimento é voltado para o atendimento local. Neste momento também é necessário informar horário de atendimento e introdução sobre a sua empresa.

9. Coloque fotos do seu negócio no perfil criado no Google Meu Negócio. As fotos são ótimas formas de atualizar a fachada do seu negócio para que seus clientes te encontrem mais facilmente. Isso porque muitas vezes o mapa do Google fica desatualizado em relação as fachadas das empresas, o que pode tornar a identificação desses estabelecimentos mais difícil.

10. Agora que você já completou o seu perfil, é hora de divulgar a sua localização. Por mais que você possa ser encontrado em buscas feitas por usuários, é fundamental que você divulgue seu endereço em redes sociais e em seu próprio site. Aliás, você poderá incluir em seu site uma página com o mapa do seu estabelecimento. Para fazer isso, conte com os recursos que o Google Meu Negócio oferece para as empresas cadastradas.

Viu só como é simples aparecer no Google Maps? Agora seus clientes poderão criar rotas até o seu estabelecimento e deixar avaliações sobre atendimento, produtos ou serviços contratados.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.