Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Ser identificado pelo Google como resposta às buscas de usuários é algo muito importante para qualquer negócio. Isso porque hoje em dia a maioria das pessoas utilizam a internet, sendo assim, esse é um ótimo lugar para que as pessoas conheçam mais sobre a sua empresa.

O grande problema é que aparecer na primeira página do Google requer bastante empenho, além de conhecimento em técnicas de SEO e outros meios de otimização para buscadores. Pensando nisso nós preparamos um guia com 5 formas de ser encontrado no Google. Veja o nosso guia e muitas dicas para o marketing da sua empresa.

 

Por que aparecer no Google?

O Google está entre os buscadores online mais utilizado em todo o mundo. Ele pode ser acessado por computadores e diversos dispositivos móveis. Isso significa que a sua empresa pode ser vista por um número muito grande de pessoas caso ela apareça em destaque neste buscador.

Pense na seguinte hipótese: se o cliente encontrou informações em algum local sobre a sua empresa, mas não sabe o endereço, telefone ou qualquer outro dado de contato, ele poderá buscar essas informações no Google. Se você possui um bom posicionamento neste buscador, o cliente te encontrará facilmente, podendo entrar em contato com você a qualquer momento.

Agora, se você não está no Google e nem se importa com isso, é muito provável que você perca muitos clientes que simplesmente deixaram de adquirir o seu contato porque você não está preocupado em ser encontrado. Pense nisso e reflita sobre a importância do seu negócio aparecer no Google.

 

Como aparecer no Google?

Aparecer no Google não é fácil, mas a boa notícia é que há várias estratégias para ser encontrado por este buscador. Algumas das estratégias que falaremos a seguir são mais fáceis, enquanto que outras requerem um pouco mais de técnica e comprometimento. O mais importante é que você coloque todas elas em prática para que sua empresa seja encontrada em várias buscas. Marketing Médico Digital: veja dicas para atrair pacientes para seu consultório

Sendo assim, vamos as formas de ser encontrado pelo Google e a todas as nossas dicas de como melhorar o ranqueamento da sua empresa. Confira:

 

1. Google Meu Negócio

Essa ferramenta empresarial do Google é a melhor forma de você colocar a sua empresa na internet. Todas as outras formas também são boas, mas essa plataforma foi feita especificamente para isso, sendo assim, ela aparece em destaque na nossa lista por contar com diversas ferramentas que atendem a todas as necessidades das empresas. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Nesta plataforma, o empresário precisa cadastrar seu negócio incluindo endereço, dados de contato, fotos e uma descrição bem detalhada da sua empresa. Ao fazer isso, o Google passará a identificar automaticamente o negócio cadastrado de acordo com a região informada. Isso significa que a sua empresa será apresentada no Google Maps e em pesquisas locais realizadas no próprio buscador.

Vamos supor que a sua empresa seja uma lanchonete localizada no bairro Jardim Universo. Quando um usuário pesquisar por lanchonetes próximas ao Jardim Universo o seu negócio será apontado no Google Maps e até mesmo na primeira página do Google como resposta ao usuário.

Dica: para melhorar o seu posicionamento com o Google Meu Negócio explore todos os campos de cadastro da sua empresa, incluindo diversas informações, dados de contato, descrição do segmento de negócio, entre outras informações que complementam as buscas dos usuários.

 

2. Site ou blog ranqueado

Essa também é uma ótima estratégia para ser encontrado no Google, tendo ainda como vantagem uma ampla gama de oportunidades de ser encontrado por usuários. Enquanto que no Google Meu Negócio as buscas são mais focadas em regiões, ter um site ou blog ranqueado permite que a sua empresa seja encontrada dentre uma grande variedade de pesquisas. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

Por exemplo, se você possui um e-commerce de sapatos, seus clientes poderão encontrar o seu site através de conteúdos com dicas, notícias e diversos assuntos de interesse do seu público-alvo. Isso se chama marketing de conteúdo, e é uma das estratégias que mais tem dado certo atualmente.

Isso vale para quem tem e-commerce e para todas as modalidades de empresa que existem atualmente. Ou seja, quem tem loja, pet shop, lanchonete, agência de marketing, empresa de consultoria, escritório de contabilidade, consultório médico ou odontológico, entre muitas outras formas de negócio, ter um site ou blog ranqueado é uma ótima oportunidade para fazer negócio.

Dica: para ter seu site ranqueado na primeira página do Google conte com técnicas de SEO e otimize as páginas do seu endereço web para que o buscador encontre você mais facilmente.

 

3. Perfis em redes sociais

Se você pensa que o Google Meu Negócio e o site são as únicas formas de aparecer na internet você está muito enganado. Os perfis em redes sociais também são apontados no Google quando eles são otimizados da forma correta. Nesse caso, vale lembrar que se você tiver um site ou cadastro no Google Meu Negócio o buscador apontará esses itens primeiramente nas buscas.

Mas em todos os casos, é sempre bom contar com outros meios para divulgar sua empresa. Nesse caso, basta que você tenha perfis em várias redes sociais e gere uma boa interatividade nelas.

Dica: os usuários encontrarão você a partir do perfil em uma rede social caso você tenha conteúdos relacionados as pesquisas feitas por eles no Google. Sendo assim, aposte em boas palavras-chave.

 

4. Canal no YouTube

Se você sempre achou que o YouTube nunca te ajudaria na divulgação do seu negócio, saiba que você poderá conquistar a primeira página do Google utilizando esta plataforma. Nesta modalidade, o melhor são os conteúdos que apresentam passo a passo, como fazer tal coisa e tutoriais úteis para o seu público-alvo. Isso porque os vídeos são autoexplicativos, enquanto que os artigos precisam de mais detalhes para ensinar os usuários a fazerem tal coisa.

Dica: ofereça conteúdos de qualidade em seu canal com foco sempre em seu público-alvo.

 

5. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma das etapas mais importantes para que o ranqueamento da sua empresa ocorra na maioria das formas citadas anteriormente. Nesse caso, você deve dar bastante ênfase para o que é abordado na plataforma escolhida por você, considerando temas de interesse do seu público-alvo e informações que sejam relevantes.

Dica: crie um cronograma com publicações, temas e pautas que deverão ser postadas em seu site, blog, perfil em rede social e até mesmo canal no YouTube.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.