Veja como criar um site grátis e se vale a pena ou não

Hoje em dia é comum dizer que tal empresa possui um site ou que fulano está fazendo postagens em um endereço web. Isso porque a interatividade na internet passou a ser muito mais simples e descomplicada. Você sabia que qualquer pessoa pode criar um site mesmo sem nenhum conhecimento em programação? Aliás, você sabia que é possível fazer tudo isso de forma gratuita?

Se você não faz ideia de como criar um site e nem mesmo sabia que existem opções gratuitas, confira este post até o final para aprender a fazer um site de graça utilizando recursos e ferramentas simples. Veja tudo isso a seguir.

Por que ter um site?

Antes de partir para a criação do site tenha em mente o porquê de fazer isso. Você deseja promover uma empresa? Compartilhar seus pensamentos e dia a dia? Ou é para promover um determinado serviço? Você pode criar um site para diversas finalidades, mas é importante que você saiba que dependendo do que você pretende em seu site é necessário um template que tenha todas essas características.

Sendo assim, pense um pouco sobre isso e tenha em mente as suas necessidades em relação a esse site. Com todas essas informações em mente, você poderá seguir para a criação do seu site. Veja a seguir o passo a passo de como fazer um site grátis.

Como fazer um site grátis?

Antigamente, ter um site era algo caro e muito trabalhoso, pois precisava de profissional para desenvolver template, além dos custos com hospedagem e domínio. Mas isso tudo passou a ficar mais simples com a chegada de plataformas que oferecem templates práticos e simples de forma gratuita.

Embora o site grátis seja mais fácil para quem está começando nesta empreitada, é bom que você saiba que ele não terá domínio próprio e poderá não ter toda a qualidade de um trabalho feito por um profissional com recursos que atenderão a todas as suas necessidades. No entanto, esta é uma ótima forma para quem quer começar um site sem complicação.

Independente da plataforma que você escolher para criar o seu site, você precisará seguir algumas etapas. Veja em detalhes quais são essas etapas e o que é necessário para fazer um site grátis:

  • Cadastro na plataforma – não importa qual plataforma você escolherá para criar seu site, você precisará se cadastrar no plano gratuito;
  • Escolha do template – o template de um site nada mais é do que os itens que irão aparecer nele, assim como o design e todas as ferramentas que ele oferece. Neste caso, escolha o template que mais atenda as suas necessidades;
  • Páginas do site – depois de escolher o template, é necessário adicionar páginas e identificá-las corretamente para que elas sejam rastreadas pelos buscadores online;
  • Conteúdos personalizados – após adicionar as páginas, você precisará personalizar todo o conteúdo do site. Isso porque o template pronto já oferece fotos, nomes e todos os conteúdos no formato de exemplo. Sendo assim, você deverá trocar todos esses conteúdos por elementos originais;
  • Publicação do site – depois de terminar todas as edições necessárias você poderá publicar o seu site para que todos possam acessá-lo.

Como nós queremos te ajudar em todos os detalhes da construção deste site, listamos as principais plataformas que oferecem o recurso de criação de site grátis. Confira todas essas plataformas a seguir e as principais características sobre elas:

1. Wix.com

O site Wix é a principal plataforma de criação de site grátis que existe. Por contar com ferramentas simples e intuitivas, essa plataforma está entre as queridinhas dos usuários da internet, sendo uma ótima opção para quem ainda não conhece muito sobre programação.

Nesta plataforma você encontrará diversos temas, templates e um editor bastante flexível para você montar o seu site do jeito que preferir. A plataforma ainda oferece configuração completa para ações de SEO, quantidade ilimitada de páginas e um app market gratuito com 500 MB de espaço web.

2. Webnode

Esta segunda opção de plataforma de criação de site grátis passou por algumas mudanças mais recentemente que a tornaram ainda melhor. Nesta plataforma é possível editar templates e utilizar infinitas opções de temas elegantes e responsivos. A plataforma é totalmente intuitiva, o que facilita a edição do site.

Na Webnode o usuário conta com templates responsivos, anúncios pequenos que não atrapalham o site, quantidade ilimitada de páginas e configurações de SEO para todas as páginas do site.

3. Mozello

Diferente das plataformas anteriores, o Mozello oferece além do site grátis a opção de torná-lo multilíngue de forma gratuita. Isso significa que o seu site pode ser encontrado aqui no Brasil e em diversos países do mundo, podendo ser traduzido sem nenhum problema. Esta grande vantagem é boa para quem visa fazer negócios fora do país.

Mas se você busca algo no Brasil, essa plataforma pode não ser a melhor opção, pois ela conta com ferramentas limitadas para a criação do site.

Vale a pena ter um site grátis?

Se depois de tudo que já falamos você está se perguntando se vale ou não a pena ter um site grátis? Podemos dizer que essa resposta dependerá da finalidade do site. Se você deseja apenas criar um portfólio simples e rápido ou divulgar algo sem fazer grandes investimentos, o site gratuito é uma ótima opção.

Mas para ter um site com acabamento profissional e todas as ferramentas necessárias para esse tipo de projeto é necessário pagar um web designer e arcar com os custos de domínio e hospedagem. Se você for divulgar sua empresa, marca ou serviços, tenha um site profissional com domínio e template personalizado, pois isso será um grande destaque para a visão geral do seu site. Sendo assim, podemos concluir dizendo que fazer um site grátis é a melhor opção para quem não deseja investir com esse tipo de ferramenta e deseja começar a divulgar algo na internet agora. Para os que possuem um valor para investir e tempo para fazer algo mais elaborado, vale a pena contratar um domínio e um template personalizado.

Meu conselho para o seu negócio

Se você possui um negócio físico e quer criar um site para melhorar a presença digital dela, você precisa investir em um domínio próprio e hospedagem.

Se você visa atrair clientes pela internet através de posicionamento em buscadores, é fundamental que o seu negócio tenha um identidade digital.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.