5 Dicas de Marketing para Nutricionistas: digital, SEO e atração de pacientes

Se formar em nutrição é uma grande conquista para os recém-formados. No entanto, esse é apenas o primeiro dos desafios encontrados ao se tornar um profissional nutricionista. Para quem pensa que os desafios terminam ao concluir a faculdade, estão muito enganados. É preciso se esforçar bastante para ser reconhecido no mercado.

A boa notícia é que atualmente existem várias estratégias de marketing incríveis para quem quer se destacar e atrair muitos clientes. Pensando em todas essas estratégias, listamos a seguir várias 5 dicas de marketing para nutricionistas que querem se destacar e vencer o obstáculo de atrair mais clientes. Confira a seguir todas essas dicas. Dicas de SEO para Médicos, Consultórios e Clínicas: atrair mais pacientes

Nutricionista em seu consultório

Qual a importância do marketing?

Hoje em dia o marketing está em tudo! Está na embalagem da bala que você come entre as refeições, assim como nos anúncios de televisão. Mas não pense que o marketing se limita a essas ações chamativas e popularmente conhecidas, pois existem diversas ações que nem nos damos conta de suas existências.

Por exemplo, a otimização de sites que é feita através do método SEO, landing pages, anúncios programados com padrões de consumidores, entre tantas outras estratégias que são comuns apenas aos profissionais de marketing. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Você como nutricionista, deve saber apenas que o marketing é fundamental para o desenvolvimento dos seus serviços. Não importa se você irá oferecer seu serviço em um consultório próprio ou se você irá se candidatar a uma vaga de emprego. O mais importante é que o seu marketing pessoal esteja alinhado aos seus objetivos.

De forma mais resumida, o marketing será importante para você atrair mais clientes, engajar o público-alvo, tornar-se autoridade no assunto e ser referência para seus clientes no quesito nutrição. Mesmo que você queira trabalhar em uma empresa, o marketing serve para tornar o seu currículo muito mais convidativo.

Sabendo de tudo isso, vamos as 5 dicas para você colocar em prática agora mesmo. Confira a seguir todas as dicas de marketing para nutricionistas.

1. Ser especialista em algo

O mercado de nutrição atual possui diversos concorrentes, o que é um desafio ainda maior para quem está começando nesta área. Mas isso não significa que seus clientes irão preferir a concorrência ou qualquer coisa deste tipo. Na verdade, ter concorrentes é uma ótima forma de conquistar clientes, pois há uma grande variedade de consumidores e cada um deles possui opiniões diferentes.

Por isso é importante contar com algo que realmente irá te destacar entre os diversos profissionais que já atuam nesta área. Uma das melhores formas de se destacar é oferecendo um serviço especializado. Mas para isso você precisará estudar algo do seu interesse e oferecer serviço de nutrição especializado em algo.

Se você não sabe o que escolher para se tornar um especialista, pense nas coisas que mais gosta como profissional e tente desenvolver algo nesse aspecto. Agora, se mesmo assim você ainda tiver dúvidas, aposte em algo que é bastante pesquisado na sua área de atuação. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Muitos consumidores preferem um serviço especializado a algo mais abrangente. Isso porque ao ser especialista em algo o profissional passa a percepção de ser uma autoridade no assunto, e isso exala maior confiança aos clientes.

2. Cuide do estabelecimento

Se você vai oferecer seu serviço em um consultório próprio, é fundamental que você cuide muito bem do estabelecimento. A fachada e as áreas internas desse estabelecimento são as primeiras impressões que seus clientes terão ao entrar em seu consultório. Por isso, nada mais coerente do que tornar essa visão bastante atrativa.

Cuidados simples já fazem uma grande diferença, como manter os ambientes limpos e organizados, utilizar plantas para decoração, manter os acabamentos e manutenções em dia, oferecer itens confortáveis e ambientes agradáveis.

Essas pequenas ações farão com que as pessoas que visitam o seu estabelecimento indiquem o seu consultório para outras pessoas e até mesmo voltem para outras consultas em sua clínica. Além do mais, você poderá fotografar todo esse espaço e postar em suas redes sociais como um convite para os novos clientes.

3. Ofereça serviços de qualidade

A estratégia de marketing mais funcional é feita através dos clientes. Se você oferece serviços de qualidade e um ótimo atendimento, seus clientes começaram a indicar o seu consultório em momentos do cotidiano, como uma conversa entre familiares ou indicações diretas como “tal profissional é ótimo, eu recomendo”.

Quando você oferece serviços e atendimento de qualidade seus clientes passam a te indicar automaticamente. Por isso, faça com que a qualidade seja a sua prioridade no atendimento e no serviço prestado, pois são esses fatores que determinarão o quanto seus clientes se sentirão seguros e felizes para voltar em seu consultório.

4. Pesquise a concorrência

O marketing é um constante estudo, e entre os muitos estudos realizados está a análise da concorrência. Não tem nada melhor do que aprender com o erro e com o acerto das outras pessoas. Isso não significa que você seguirá todos os passos do seu concorrente, mas isso certamente te proporcionará bons parâmetros para identificar o que seu público-alvo procura.

Comece analisando pontos positivos em seus concorrentes, como aspectos do estabelecimento, especialidades atendidas, tipos de serviços oferecidos e as principais mensagens de marketing. Além dos pontos positivos, identifique quais aspectos eles poderiam melhorar para tornar o consultório deles ainda mais atrativo.

O mais importante deste estudo é que você identifique quais ações podem ser acrescentadas em seu estabelecimento e quais ações devem ser abandonadas, considerando os erros dos concorrentes. O mais importante é que você faça uma análise interna dos erros e acertos que você e seus concorrentes têm em comum.

5. Ofereça benefícios para seus clientes

Mais do que oferecer serviços que todos já estão acostumados, você deve oferecer serviços. Pense por um instante: “Por que seus clientes devem te procurar?” “O que você tem a oferecer a eles?”. O que você responder deve ser o objetivo das suas estratégias de marketing.

Pense que seus clientes devem ser “bajulados” para que eles saibam que o seu serviço profissional é melhor do que os dos outros concorrentes. Além disso, mostre que seu estabelecimento se preocupa, oferecendo mensagens criativas, ações personalizadas e tratamento especial para quem visita a sua clínica.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.