8 Dicas para montar um Consultório de Nutrição

O sonho de muitos profissionais na área da saúde de possuir o próprio consultório é motivador para que muitos consigam realizá-lo. Conquistar seu próprio espaço e ser um profissional liberal é o foco de muitos estudantes e profissionais formados que já atuam na área. Um desses profissionais é o nutricionista, que após anos de estudo, especialização e registro em carteira, também sonha em possuir seu próprio consultório de nutrição.

Se você é um nutricionista e deseja ter o seu consultório de nutrição, deixa que nós te ajudamos! Neste post, você vai encontrar dicas preciosas de como montar um consultório de nutrição e tornar-se um profissional independente. Veja quais são os detalhes intrínsecos que não devem passar despercebidos. Saiba em que focar na hora de planejar e montar seu consultório de nutrição.

exemplo decoração consultório nutricionista

1- Escolher bem a região

O primeiro passo para quem decidiu correr atrás e montar seu consultório de nutrição é fazer uma escolha consciente da região do consultório. Esse é o primeiro grande desafio do profissional em nutrição, levando em conta que a influência de uma boa ou má região irá afetar diretamente em seus negócios. Os parâmetros que definem uma boa ou uma má região para a instalação de um consultório devem ser observados em detalhes. Por exemplo, é indispensável fazer uma pesquisa de público-alvo na região onde o profissional pretende se instalar.

Além da questão de público, o deslocamento, a segurança, o fluxo de potenciais pacientes, tudo isso e mais um pouco deve ser ponderado na hora de assinar um contrato de locação.

2- Estude seu público-alvo

Estudar seu público está interligado com a importante missão de determinar uma região. Esse é só um dos pontos relevantes na hora de decidir o endereço do seu consultório de nutrição. Considerando que você é marinheiro de primeira viagem responsável por um consultório de nutrição, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado e observar o retrospecto dos negócios na região que pretende atuar. Escolher um lugar sem apelo econômico para montar seu consultório pode ser bom para as pessoas da região, mas isso somente se elas decidirem procurar por seus serviços, caso contrário será ruim para você.

3- Saiba escolher a sala

Após definir a região onde o consultório será montado, também é essencial saber escolher uma sala que irá atender bem as suas necessidades. Conheça as suas necessidades e perspectivas de negócio na hora de optar pela sala que será o seu consultório, considerando que podem haver mais de uma sala sob o seu domínio. Se nesta etapa você ainda não tem um plano de negócios bem definido, prontifique-se o quanto antes.

Possuir um consultório que conta com recepção, sala de anamnese e outras instalações, terá mais custos em comparação com um consultório simples e pequeno. Escolha um local bacana que seja atraente para você, de fácil acesso para você, seus funcionários e pacientes.

4- Plano de negócio

Independente do tamanho e da localização do seu consultório, ele deverá estar em seu plano de negócio e caber em seu bolso. As perspectivas de receitas devem sempre superar o preço do aluguel, folha de pagamento, água, luz, telefone, internet, e todo gasto que você tiver para manter o seu consultório de nutrição. O consultório deve ser condizente com as perspectivas de bons negócios estabelecidas neste plano.

Se você tiver dificuldade com a elaboração de um plano de negócio, contrate especialistas com know how para te ajudar com isso. Uma excelente dica é pedir consultoria para um nutricionista que tenha um consultório e saber no que focar, em como lidar com algumas questões que ainda são novidades para você e tirar dúvidas importantes.

5- Formalize seu negócio

Todo negócio que se preze deve ser formalizado desde a etapa do planejamento, principalmente para um profissional liberal na área da saúde. Estar em dia com as obrigações burocráticas de seu consultório de nutrição também será uma etapa relevante e um compromisso que será cobrado antes do primeiro atendimento realizado. Contrate um contador e elabore um planejamento burocrático antes de mais nada.

O mais importante é estar formalizado com CNPJ, certificado em dia e seu consultório liberado pelos órgãos competentes.

6- Tenha uma marca

Ser o dono de uma clínica ou consultório de nutrição é possuir um negócio excelente para lançar estratégias de marketing ao seu favor. A nutrição vem expandindo em questão de áreas de atuação a cada dia, com isso, cada vez mais as estratégias de marketing vão evoluindo e avançando neste ramo bilionário de negócios. Mas, para ser um consultório de nutrição bem divulgado, as estratégias mais simples do mundo do marketing já são o suficiente se forem executadas corretamente. O ideal, independente do seu foco ser conquistar o mundo ou a região onde você atua, é possuir uma marca.

7- Invista em Marketing

Ter uma marca é o mesmo que ter uma identidade do seu negócio. Se você é um nutricionista e deseja possuir uma identidade visual bem definida, dedique um tempo ou uma fatia do seu orçamento e invista no marketing de sua empresa. Elabore você mesmo ou contrate profissionais de marketing para lançar seu consultório de nutrição no mercado.

Tenha um site dedicado ao seu negócio, páginas nas redes sociais, seu próprio logotipo, e uma estrutura de marketing mínima ao seu favor. Conforme seu nome e sua empresa for expandindo, invista mais e mais em estratégias de marketing mais avançadas. O marketing também entra como parte intrínseca de como montar um consultório de nutrição preparado para o sucesso, pois todo empreendedor está em busca do sucesso.

8- Divulgue antes de inaugurar

Seguindo as etapas citadas neste post, você tem uma direção clara e objetiva de como montar um consultório de nutrição. Para fechar com chave de ouro, sabendo que seu plano de negócio foi seguido a risca, que seu negócio está formalizado, bem localizado, pronto para funcionar e sua marca está pronta para ser lançada, divulgue o consultório antes mesmo de inaugurá-lo. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

O evento de inauguração de uma empresa deve ser concebido com muita divulgação e alegria. Elabore um evento comemorativo e convide amigos, familiares e pessoas da área para conhecer seu consultório. Elabore um cardápio bem original para o dia do evento de inauguração e divulgue a data nas redes sociais, em seu site, com panfletagem, e peça para as pessoas próximas te ajudar a convidar potenciais clientes.

Divulgue promoções de consulta para o dia da inauguração e busque através de uma estratégia bem clara e consolidada, atrair os clientes para seu consultório.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.