Diferença entre Nutrólogo e Nutricionista: será que é a mesma coisa?

O nutricionista e o nutrólogo são dois profissionais que atuam na área de nutrição. Porém, cada um deles apresenta especializações diferentes, assim como o tempo de faculdade e até mesmo as modalidades de atendimento ao paciente. Por atuarem na mesma área, ambos os profissionais tendem a complementar o tratamento do paciente considerando seus diferentes conhecimentos na área.

Quer saber mais sobre a diferença entre nutrólogo e nutricionista? Então acompanhe esse post até o final e aprenda detalhes de cada uma das profissões. Confira tudo isso a seguir!

banner Nutrólogo x Nutricionista

Diferença entre nutrólogo e nutricionista

Como mencionado anteriormente, ambos os profissionais atuam na área de nutrição, sendo que quase sempre os dois promoverão o tratamento do paciente em conjunto. Se você pensava que esses profissionais eram rivais, você está enganado. Tanto o nutrólogo quanto o nutricionista atuam na maioria das vezes juntos para oferecer o melhor tratamento possível para os pacientes. Marketing Nutricional: o que é, como fazer e como funciona

Claro que cada profissional terá suas próprias especialidades e conhecimentos sobre o assunto. E é sobre isso que falaremos: a diferença entre nutrólogo e nutricionista!

Nesse quesito, podemos destacar a principal diferença, que é a forma de tratar o paciente. Enquanto o nutrólogo tenta entender a causa dos problemas apresentados pelo paciente, o nutricionista busca elaborar um plano nutricional para corrigir os problemas e auxiliar o paciente na adaptação ao plano nutricional.

Ficou clara essa diferença entre nutrólogo e nutricionista? O nutrólogo faz o diagnóstico completo do paciente e o nutricionista implementa as modalidades de tratamento. Veja só um exemplo:

Em um paciente com obesidade, o nutricionista ficará encarregado de identificar quais motivos levaram ao ganho de peso, seja ovário micropolicístico, doença tireoidiana ou qualquer outro problema. Após identificar o motivo do ganho de peso, o paciente é encaminhado para o tratamento nutricional, que é elaborado pelo nutricionista.

Pode acontecer também do paciente chegar primeiramente ao nutricionista e precisar complementar o tratamento com um nutrólogo. Isso pode acontecer devido a ineficiência do plano nutricional. Se o profissional nutricionista não tem um diagnóstico completo para elaborar um plano nutricional específico e o paciente não apresentou efeitos positivos com o tratamento indicado, é recomendado que o paciente visite um nutrólogo.

Ou seja, ambas as profissões tendem a complementar o tratamento do paciente com o objetivo de promover a saúde alimentar de cada pessoa. Veja mais detalhes de cada uma das profissões a seguir!

*Vídeo de Vivian Cognetti

Características do nutrólogo

O nutrólogo é um profissional com formação em medicina e especialização em nutrição. Isso significa que para ser um nutrólogo, é preciso ser médico primeiramente. Por apresentar formação em medicina, o nutrólogo pode realizar o diagnóstico de doenças, prescrever medicações, realizar exames médicos, entre outros procedimentos médicos.

É por isso que o nutrólogo tem um papel tão importante no tratamento de um paciente. O nutrólogo é quem fará o diagnóstico do paciente, irá prescrever medicamentos e indicará o melhor tratamento.

Também é função do nutrólogo oferecer tratamento aos pacientes. Nem sempre o paciente precisa passar posteriormente com um nutricionista. Em alguns casos, o acompanhamento é feito pelo próprio nutrólogo. Esses casos geralmente envolvem tratamentos que utilizam medicamentos ou que apresentam riscos à saúde do paciente.

Dentre as principais funções do nutrólogo estão:

  • Diagnosticar doenças e causas dos mais variados distúrbios alimentares;
  • Prescrever medicamentos específicos e dietas para o tratamento;
  • Avaliar os nutrientes presentes em cada paciente através de exames;
  • Orientar a quantidade correta de vitaminas e proteínas que cada indivíduo deve consumir;
  • Prescrever a nutrição via endovenosa necessária para cada paciente hospitalizado.

Características do nutricionista

O nutricionista é um profissional com formação em nutrição. Nesse tipo de formação, não há a necessidade de estudar medicina, pois a área de atuação tem como foco verificar deficiências apresentadas pelo paciente, assim como excessos de nutrientes. Além disso, é o nutricionista que cuida dos hábitos alimentares dos pacientes, orientando e acompanhando o tratamento indicado pelo nutrólogo. Dicas de Equipamentos para Consultório de Nutricionista

Nesse sentido, o nutricionista não pode em hipótese alguma receitar remédios ou mesmo diagnosticar os pacientes, já que é preciso formação em medicina para fazer isso. Sendo assim, a atuação do nutricionista se resume a acompanhar o tratamento dos pacientes, desenvolver um cardápio com base nas necessidades de cada indivíduo, orientar nas dietas elaboradas, entre outras ações deste tipo. 8 Dicas para montar um Consultório de Nutrição

A rotina de trabalho do nutricionista se baseia principalmente no acompanhamento do tratamento, na elaboração de cardápios e na orientação quanto a adaptação ao novo conceito alimentar apresentado ao paciente.

Veja algumas das principais funções do nutricionista:

  • Elaborar cardápios de refeições completos;
  • Auxiliar a nutrição e alimentação de cada paciente, com base em seu metabolismo;
  • Orientar e prescrever dietas após diagnóstico e exames elaborados por nutrólogo;
  • Controlar o preparo, a qualidade e a higiene dos alimentos e produtos que serão oferecidos para as pessoas.

Áreas de atuação de cada profissional

Outro aspecto que diferencia muito as duas profissões é a área de atuação. Embora o nutrólogo e o nutricionista trabalhem na área de nutrição, há várias subáreas que cada um dos profissionais pode explorar. Isso está diretamente relacionado a formação acadêmica de cada profissional e as funções desenvolvidas por cada um. Veja quais são as principais áreas de atuação de cada profissional:

Carreira de nutricionista

Quem é nutricionista tem a possibilidade de trabalhar em muitos ambientes diferentes. Além da área mais comum, que é em consultório de nutrição, o profissional pode trabalhar em hospitais, escolas, indústrias, empresas, entre muitos outros locais. Áreas de Atuação do Nutricionista: dicas de escolhas e melhores nichos

Isso porque o nutricionista pode atuar oferecendo tratamento para pacientes, auxiliando na elaboração de cardápios de cozinhas de empresas, restaurantes e lanchonetes, monitorando a qualidade e a higiene dos processos de fabricação e preparo de alimentos em fábricas do setor alimentício, entre outras funções.

O nutricionista, pode inclusive, realizar palestras sobre nutrição, elaborar workshops para um determinado grupo de pessoas orientando sobre alimentação saudável e atuando na prevenção de distúrbios alimentares utilizando o conhecimento a seu favor.

Carreira de nutrólogo

Já no caso do nutrólogo, a carreira é mais voltada para a área médica, considerando que o profissional é formado em medicina. Porém, ele pode atuar também em consultórios, hospitais, empresas e pode também palestrar levando conhecimento e informação para muitas pessoas.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.