Dicas de Equipamentos para Consultório de Nutricionista

Ao abrir um consultório de nutrição, os nutricionistas se deparam com diversos desafios, tais como: gerenciamento do negócio, planejamento de marketing, estrutura do consultório, entre outros. Um desses desafios é investir nos equipamentos certos. Você sabe quais são os equipamentos recomendados para um consultório de nutrição? 8 Dicas para montar um Consultório de Nutrição

Neste post falaremos detalhes de todos os equipamentos indicados para consultório de nutrição. Além disso, abordaremos dois tipos de consultas e os itens indispensáveis em cada uma delas. Confira tudo isso a seguir e muito mais. Marketing Nutricional: o que é, como fazer e como funciona

banner equipamentos nutrição

Equipamentos para consulta básica

As consultas básicas em um consultório de nutrição são aquelas onde o profissional acompanha seus pacientes em relação ao progresso do tratamento, avalia condições do paciente, entre outros procedimentos simples que não exigem equipamentos complexos. Para essa modalidade de consulta é indispensável ter:

Balança

Embora seja pouco precisa, a balança é o primeiro item de um consultório de nutrição. Isso porque uma avaliação nutricional só começa após medição do peso, que é realizada através da balança.

Hoje em dia há muitas versões diferentes de balanças. O ideal é que o nutricionista aposte em um bom equipamento, considerando sua resistência à longo prazo. E não é necessário que seja digital. As analógicas também funcionam muito bem. Mas se tiver condição para investir, as digitais são muito mais práticas.

Adipômetro

Conhecido como plicômetro, o equipamento adipômetro possui fácil manuseio e deve fazer parte de todo consultório de nutrição. Com esse equipamento, é possível medir a densidade apresentada pelo tecido adiposo dos pacientes.

A identificação dessas medidas permite a aplicação de fórmulas e a elaboração de um tratamento específico para o paciente com base nos resultados obtidos. Além disso, o instrumento oferece a possibilidade de acompanhar o quadro clínico do paciente.

O equipamento é vendido em duas versões diferentes: analógica e digital. Não há uma regra sobre qual versão é a melhor. Independente se é analógico ou digital, é fundamental ter um adipômetro em um consultório de nutrição.

Estadiômetro

Algumas balanças já oferecem a possibilidade de medir a altura dos pacientes. Porém, se a sua balança não tiver essa característica ou mesmo se você preferir um equipamento específico para isso, aposte em um estadiômetro. Usado para a medição de altura, o estadiômetro também é um equipamento obrigatório para consultórios de nutrição.

Ele é fundamental para complementar cálculos, como o IMC, percentuais corporais, entre tantas outras informações úteis para uma avaliação nutricional.

Fita métrica

Esse é o equipamento com menor investimento, mas que possui grande importância para um consultório de nutrição. Através desse equipamento, é possível realizar uma avaliação nutricional muito mais aprofundada, fazendo medições de várias regiões do corpo como braços, abdômen, coxas, entre outras.

equipamentos nutricionista

Equipamentos para consulta avançada

As consultas avançadas em um consultório de nutrição são aquelas onde é feito uma avaliação minuciosa do paciente, considerando diversos elementos. Veja a seguir os principais equipamentos de um consultório de nutrição para atendimentos mais complexos:

Antropômetro

Parecido com o estadiômetro, o equipamento antropômetro identifica a altura do paciente com o diferencial que permite fazer a medição no sentido horizontal. Ou seja, ele é ideal para crianças e bebês, que precisam ficar deitados para uma avaliação.

Dinamômetro

O dinamômetro é o equipamento utilizado para avaliações minuciosas em pacientes como atletas ou outros que sejam fisicamente ativos. Isso porque esse equipamento proporciona avaliação da força física dos pacientes.

Esse aparelho pode apresentar diferentes características, dependendo da versão. Alguns deles medem a força das costas, pernas, mãos, entre outras áreas do corpo.

Aparelho de bioimpedância

Esse equipamento bastante útil oferece diversas funcionalidades para a análise nutricional dos pacientes. Por isso, ele é indispensável para consultas avançadas, onde é necessário entender detalhes sobre a composição corporal. Com esse equipamento, é possível obter informações detalhadas considerando altura, peso, sexo e idade.

Pedômetro

O pedômetro é um equipamento bastante interessante, pois ele oferece a possibilidade de descobrir quantas calorias o paciente perde em relação a quantidade de passos. Esse equipamento mede os passos do paciente e estima através de cálculos quantas calorias foram gastas no dia a dia. O equipamento é muito utilizado em avaliações com pacientes atletas e esportistas de um modo geral.

Monitor de frequência cardíaca

Utilizados para avaliações metabólicas, o monitor de frequência cardíaca é muito importante para avaliações em um consultório de nutrição. O equipamento também permite identificar a resistência física dos pacientes, com base na frequência cardíaca registrada durante a prática de exercícios físicos.

Trena antropométrica

Parecida com a fita métrica, a trena antropométrica é um instrumento um pouco mais complexo com funcionalidades mais avançadas. Este equipamento é bastante útil para avaliações mais complexas, cálculos, entre outros aspectos. Por tamanhas funcionalidades, a trena antropométrica também deve fazer parte do seu consultório de nutrição.

Móveis e itens de decoração

Os móveis não são vistos como equipamentos em um consultório de nutrição, mas eles são fundamentais para o funcionamento dos ambientes, organização e execução das tarefas. Áreas de Atuação do Nutricionista: dicas de escolhas e melhores nichos

Por isso, é indispensável que os nutricionistas pensem na estrutura dos móveis, na disposição e nos itens que são necessários. Veja alguns dos móveis que todo consultório de nutrição precisa ter:

  • Balcão para recepção;
  • Mesa para sala de consulta;
  • Armários com portas para guardar coisas;
  • Sofás ou cadeiras para sala de espera;
  • Cadeiras para recepção e para o consultório;
  • Móveis de apoio nos ambientes (mesa de centro, mesa lateral, entre outros).

Já a decoração não é um item de necessidade básica, porém é algo que promove uma qualidade muito maior para os ambientes. Por isso, você deve explorar itens decorativos para deixar seu consultório de nutrição muito mais bonito e agradável. Como exemplo, podemos citar os seguintes elementos:

  • Quadros;
  • Almofadas;
  • Cortinas ou persianas;
  • Flores;
  • Vasos;
  • Tapetes;
  • Luminárias;
  • Plantas.

Materiais de escritório

Outra seleção de equipamentos pouco lembrada para um consultório de nutrição que também tem grande importância é a de materiais de escritório. Nesse quesito podemos incluir diversos itens, tais como: computadores, telefone, impressora, e todos os demais itens relacionados ao escritório. Com todos esses equipamentos, seu consultório de nutrição estará apto para qualquer atendimento, seja consultas básicas e simples ou consultas mais complexas.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.