Dicas de Instagram para Nutricionistas: marketing, conteúdo e clientes

O Instagram é uma das ferramentas mais úteis para o marketing digital. Para quem é nutricionista, essa é uma oportunidade de interagir com o público-alvo e aproximar ainda mais essas pessoas, até se tornarem pacientes. Mas como fazer isso de forma eficaz sem precisar de consultorias de marketing? O que são Sinais Sociais e qual a importância deles para o SEO?

Se você está se perguntando isso, saiba que é preciso primeiramente se dedicar bastante. Aprenda aqui um passo a passo de como tornar o Instagram um verdadeiro aliado em sua estratégia de marketing digital. Veja a seguir como o nutricionista deve usar o Instagram!

exemplo instagram de nutricionista
Fonte: Instagram da betinanutricionista

1. Feed de imagens e planejamento de conteúdo

Quem não conhece nada sobre divulgações no Instagram, pode simplesmente acabar realizando postagens que não se conectam e que formam uma verdadeira desorganização no feed de imagens. Áreas de Atuação do Nutricionista: dicas de escolhas e melhores nichos

Quando uma nova pessoa chega a um perfil no Instagram, a primeira coisa observada são as imagens postadas, a qualidade das publicações e a organização de um modo geral. Quanto mais alinhado, conectadas e organizadas estão as imagens, mais chances há de que a pessoa se torne um seguidor.

As publicações de um nutricionista são em grande parte visuais. Isso significa que ter boas imagens é indispensável para um bom marketing no Instagram. Além da qualidade das imagens, é preciso se preocupar com a qualidade do conteúdo postado. Não adianta nada publicar ótimas fotos se você não tiver conteúdo de valor para oferecer no Instagram.

Sendo assim, faça um planejamento bem organizado do que você irá postar no Instagram. Se possível, crie em uma planilha cada uma das postagens alternando os tipos de conteúdos entre os dias da semana. Assim ficará muito mais fácil se organizar para postar conteúdos na rede social.

2. Stories para descontrair

Os stories do Instagram são ótimas oportunidades para se aproximar de seus seguidores. Através desse método de postagem, você poderá dar dicas, compartilhar seu dia a dia, tirar dúvidas e interagir de um modo geral com seus seguidores.

Esse formato de publicação é perfeito para quem gosta de postar receitas saudáveis ou para quem adora estar em contato com as pessoas. Com o stories, os seguidores podem enviar perguntas, podem deixar comentários e interagir ainda mais com você.

O mais interessante nesta abordagem é diversificar os conteúdos postados. Não fique preso a um único tipo de conteúdo, como stories apenas de receitas. Vá além! Faça stories com dicas, com informações curiosas, com fotos ou vídeos do seu dia a dia, enfim, varie o conteúdo postado em seu Instagram.

3. Hashtags para ganhar likes

Se você não sabe até agora para que serve as hashtags em sua estratégia de marketing, saiba que elas têm um grande papel na divulgação do seu perfil no Instagram. Utilizadas por quase todo mundo na rede social, as hashtags são essenciais para promover seu conteúdo e gerar mais engajamento no perfil do Instagram.

A primeira coisa que você deve saber é que com as hashtags certas, as pessoas poderão chegar até seu perfil facilmente. Por exemplo, se em uma publicação você usar #reeducação alimentar e uma pessoa digitar o termo no Instagram, ela poderá encontrar o seu conteúdo. Isso significa que ao utilizar hashtags você aumenta o potencial de ser encontrado na rede social, o que irá gerar mais seguidores, likes e engajamento.

Outro aspecto interessante sobre o uso de hashtags é que quando você cria a sua própria hashtag, é o mesmo que criar uma identidade na rede social. Com a sua própria hashtag, seus seguidores poderão utilizar o termo criado para interagir com o seu perfil, o que levará a divulgação na rede social.

Tudo isso será convertido em mais seguidores, likes e interação, o que é fundamental para qualquer estratégia de marketing utilizada no Instagram.

4. Conteúdo informativo

Divulgar uma marca ou uma empresa no Instagram vai muito além de postar fotos e informações de produtos ou serviços. Para se tornar uma referência na rede social, gerar engajamento, likes, seguidores e até mesmo clientes, é preciso oferecer benefícios. Marketing Nutricional: o que é, como fazer e como funciona

Os benefícios nas redes sociais é dado através de conteúdos de qualidade. Quem passa horas nas redes sociais quer encontrar conteúdos com informações relevantes, curiosidades, dicas, entre outros conteúdos que proporcionem benefícios. Quando uma pessoa se depara com um conteúdo de qualidade, seja ele vídeo ou escrito, a pessoa tende a seguir quem postou o conteúdo.

Isso acontece porque a pessoa vai querer acompanhar mais conteúdos como aquele. Então, se você deseja bombar seu Instagram com seguidores interessados em conhecer mais sobre nutrição, aposte em bons conteúdos.

Lembra que falamos sobre o planejamento de conteúdo? É interessante que você defina no planejamento, pautas informativas, dicas, curiosidades e notícias para compartilhar no Instagram. No caso dos conteúdos informativos, o ideal é que você pesquise quais são os conteúdos mais atrativos para seu público-alvo e aposte neste método.

*Fonte: Raquel Sena

5. Lições dadas por outros nutricionistas

Muitas vezes é difícil planejar bons conteúdos sem saber o que seus concorrentes estão oferecendo para os seguidores nas redes sociais. Isso não significa que você irá copiar a estratégia de marketing deles, nada disso! Porém, saber ao mínimo os assuntos abordados por outros nutricionistas nas redes sociais é uma ótima forma de trazer mais conteúdos para seu perfil no Instagram.

Como dica, podemos citar os seguintes perfis de nutricionistas no Instagram que estão bombando:

  1. Alessandra Luglio: @aleluglio
  2. Thaís Massa: @thaismassa
  3. Patrícia Davidson Haiat: @patriciadavidsonhaiat
  4. Luciano Bruno: @luciano
  5. Aline Quissak: @nutri_secrets

Essa é uma ótima forma de aprender com quem já está no ramo há bastante tempo e tem gerado grande envolvimento na rede social. Além disso, você poderá se espelhar para criar bons conteúdos, ter ideias de pautas, criar hashtags a partir de ideias utilizadas no Instagram, e muito mais.

O mais importante é aprender com a concorrência, nunca copiar. A originalidade dos seus conteúdos e da sua marca como profissional também são diferenciais que aproxima você dos seus seguidores na rede social.

Dica extra

Após gerar likes, seguidores e engajamento na rede social, você deve colocar em prática ações que geram pacientes para seu consultório (8 Dicas para montar um Consultório de Nutrição). Nesse caso, use bastante hashtags com o nome da sua cidade ou bairro, isso fará com que as pessoas da sua região encontrem seu consultório mais facilmente. E para converter os seguidores em pacientes, tenha outros perfis em redes sociais e um site para gerar uma rede online. Com um site, você poderá disponibilizar agendamento online, dados para contato, endereço, mapa e muito mais.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.