O que é Link Building? a importância dos backlinks, como fazer e dicas

As estratégias de SEO são bastante complexas, o que torna o trabalho do redator bastante difícil quando a ideia é conciliar um bom conteúdo a técnica de otimização. Uma dessas estratégias que merece grande atenção no trabalho do redator é o Link Building. Se você é redator e ainda não sabe o que é link building e como essa poderosa ferramenta pode otimizar os conteúdos do seu site, é hora de começar a entender. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Quer saber mais sobre link building e como colocar essa estratégia em prática nos conteúdos do seu site ou blog? Então confira este post até o final para aprender o que é link building. A seguir, também daremos várias dicas para utilizar o link building com sabedoria em seus conteúdos.

banner laranja sobre link building

Link Building: O que é?

Construir uma boa rede de link building é sem dúvida um dos mais árduos trabalhos de SEO, pois ele requer os esforços de outras pessoas em oferecer seu conteúdo como referência para resposta de usuários. Desde que os links foram criados, o Google e todos os demais buscadores online consideram os links existentes em um conteúdo para direcioná-lo aos usuários em suas buscas online.

Com os links, os buscadores encontram diversos sites sobre os mais variados assuntos e os adicionam em seus principais índices, onde eles irão recorrer constantemente para oferecer resultados aos usuários da internet. Há alguns anos, os links eram tão importantes que eles eram o principal critério para o rankeamento nos melhores sites nas buscas dos usuários. Atualmente, os links não é o único critério, mas ainda desempenham grande importância no rankeamento.

Os links de um site são vistos pelos buscadores online como a popularidade de um determinado conteúdo na internet. Essa popularidade determina a relevância de um conteúdo publicado na internet. Por isso, quanto mais sites e blogs utilizarem o seu conteúdo em um link, isso significa que ele é muito popular na internet.

Isso também acontece na nossa vida! Se muitas pessoas te apresentam alguém que você ainda não conhece, é evidente que você passará a dar um pouco mais de credibilidade para conhecer essa pessoa. Os buscadores online entendem essa questão da mesma forma. Agora, quando mais relevante é o site ou blog que está indicando o seu conteúdo, melhor é a sua popularidade. Seria o mesmo que uma pessoa da sua confiança te apresentar uma determinada pessoa.

É por isso que o link building é tão importante para as estratégias de marketing. Ele é a construção da rede de links que irão direcionar o seu conteúdo como uma recomendação de grande relevância para os buscadores online. Sendo assim, o esforço em chegar a esse tipo de trabalho é grande, mas na maioria das vezes é recompensador.

A importância dos links

Como já mencionamos, os links determinam a popularidade de um conteúdo na internet, assim como a sua relevância, caso a recomendação venha de sites e blogs importantes na internet. Um site ou blog sem links internos e externos não consegue um bom posicionamento nos buscadores online, o que resulta em pouco ou nenhum tráfego orgânico. Isso limita o tráfego de um endereço web apenas aos anúncios pagos como estratégia.

No entanto, é importante que você saiba que nem todos os links são iguais. Assim como um link pode posicionar seu site de forma estratégica, alguns links também podem causar o efeito contrário: te mandar para a 2ª página do Google. Além disso, seu site também pode ser punido pelo Google dependendo dos links utilizados, por isso, é importante estudar cada link dos seus conteúdos.

Antigamente quando os links eram o principal critério para rankeamento, os buscadores online não filtravam a qualidade de cada link, por isso, qualquer conteúdo que recebia um link de um site importante já era considerado para o rankeamento. Isso resultou nos “spammers”, que é o conceito de gerar diversos links por dia em sites com nenhuma qualidade. Ou seja, os conteúdos entregues pelos buscadores online tinham falhas e baixa qualidade.

Como os buscadores online evoluíram bastante ao longo do tempo, a qualidade do link passou a ser observada pelos algoritmos. Por isso, os links contidos em seu conteúdo, assim como os sites que utilizam o seu conteúdo em links, devem ter qualidade para não gerar punições. Para que um link seja considerado pelos buscadores online, os algoritmos analisam a qualidade e a quantidade.

Quantidade de links:

  • Quanto mais domínios diferentes indicar o seu conteúdo, melhor para o posicionamento;
  • Se mais sites recomendam diversos conteúdos do seu site, isso significa que ele tem relevância para os usuários.

Qualidade de links:

  • Conter palavra-chave utilizada no texto dentro do conteúdo linkado;
  • Links com conteúdos naturais que se encaixam no conteúdo do site que está recomendando recebem melhores posicionamentos;
  • Links com textos âncoras diferentes são recomendados pelos buscadores online. Já os links recomendados em textos âncoras iguais são punidos pelo Google;
  • Sites de maior relevância oferecem os melhores links building para o seu site.
banner sobre backlinks

Como usar o link building?

Existem diversas estratégias que proporcionam uma boa rede de links para um site. A seguir, listamos as 5 principais estratégias e como usar cada uma delas:

1. Guest Post

O conteúdo guest post é quando você publica um post no blog de outra pessoa. Neste tipo de conteúdo, o site que aceitará o seu conteúdo autoriza a utilização de um link indicando um conteúdo do seu site. Para fazer isso, você precisará entrar em contato com blogs de relevância para o seu site e combinar a postagem de um guest post.

2. Análise de links dos concorrentes

Essa é uma estratégia mais difícil, pois você não consegue de fato garantir uma linkagem para o seu site. Por isso, a análise de links dos concorrentes é uma forma de melhorar a visualização do seu site para sites de importância fazerem referência a você. Nesse caso, você deverá analisar os links direcionados aos seus concorrentes e tentar melhorar o seu conteúdo para receber linkagens como eles.

3. Links de clientes

Se você trabalha com clientes, o ideal é que você peça para que eles deixem uma recomendação para o seu site. Nesse caso, quanto mais relevância tiver o seu cliente na internet, melhor será o link building.

4. Menções para sua marca sem links

Caso você tenha identificado um conteúdo na internet que fala sobre a sua marca, proprietário da empresa ou se refira ao seu site de alguma forma, mas que não tenha utilizado um link, entre em contato com o blog e peça a linkagem. Você pode encontrar esses conteúdos criando alertas no Google para monitorar palavras-chave de interesse.

5. Tradução de conteúdos

Muitas vezes nos inspiramos em conteúdos estrangeiros para produzir bons conteúdos em português, considerando que o volume de produção de outros países supera o Brasil em diversos fatores. Mas você pode fazer isso de uma forma diferente, traduzindo conteúdos de outras línguas. Nesse caso, você terá que encontrar um conteúdo muito relevante para o seu site, pedir a autorização do site estrangeiro e realizar a tradução com muita qualidade. Publicado o conteúdo, você deverá pedir para que o site estrangeiro utilize o link deste conteúdo como uma referência em português daquele conteúdo. Dessa forma, você consegue um bom conteúdo para o seu site e um link de grande autoridade.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.