Marketing digital e SEO para Fisioterapeutas: mais pacientes para fisioterapia

No mundo do marketing digital você ouve falar de websites, mídias sociais, SEO, Google AdWords, SEO Local, entre outros termos. A lista de chavões utilizados no mundo do marketing digital sempre está crescendo e existe algo novo para otimizar seu site. Neste caso, como um dono de clínica de fisioterapia deve ficar atualizado com tudo e gerenciar uma clínica simultaneamente?

Neste artigo vamos abordar o marketing digital e SEO para fisioterapeutas com técnicas atuais e que não irão tomar seu tempo. Veja um passo de cada vez e em breve você terá uma presença online forte e competitiva, que gera receita para sua clínica ou consultório lhe dando mais tempo para administrar seu negócio. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Mulher fazendo fisioterapia

Um site

Um site é um agrupamento de páginas da web contendo texto, imagens, vídeos e outros tipos de dados. Essas páginas compartilham a mesma URL principal (www.fisioterapeutas.com), por exemplo. Um site é o meio mais importante de se fazer marketing digital, pois ajuda a promover sua especialidade, fornece informações de contato e dá credibilidade online.

Mas há mais em um site do que apenas ter um cartão de visitas pela internet. Um site pode fornecer aos pacientes informações básicas sobre sua atividade profissional e ajudar na comunicação com o paciente.

Logo abaixo veja uma pequena lista de ações que irão otimizar seu site de fisioterapeuta na internet:

  • Enviar dados para o Google melhora o SEO Local;
  • Criar listas de potenciais pacientes reunindo e-mails;
  • Reunir solicitações de agendamento para sua recepção 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Responder perguntas básicas automaticamente com um ChatBots e logo em seguida, reunir as informações do lead para o acompanhamento humano.

Mídias sociais

Mídia social é qualquer plataforma online que suporta o compartilhamento de texto, imagens e mídia. As plataformas populares de mídia social são Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Ao criar uma conta ou perfil nessas plataformas, você pode se envolver com clientes em potencial e direcionar o tráfego de visitantes, visualizações de páginas, dentre outras ações voltadas para o seu site. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

A mídia social “orgânica” refere-se a postar, gostar, comentar e interagir com a página da sua clínica ou consultório. Já com o “anúncio pago ou social pago”, você está utilizando as ferramentas de publicidade do Facebook e de outras redes sociais para levar seu conteúdo a mais pessoas, quer elas sigam você ou não. As duas formas são recomendadas e devem ser exploradas.

SEO – Search Engine Optimization

Search Engine Optimization é um conjunto de várias técnicas com o poder de aumentar o tráfego para um site através de um mecanismo de buscas orgânicas. Por exemplo, as páginas da web e os sites contêm títulos SEO em suas páginas, palavras-chave em vários trechos do conteúdo e meta descrições que ajudam a aumentar a capacidade de pesquisa desse conteúdo. Isso responde diretamente na presença do site na internet. Dicas de SEO para Médicos, Consultórios e Clínicas: atrair mais pacientes

Quando alguém digita “fisioterapia em São Paulo, SP”, os resultados da pesquisa são preenchidos com base na classificação de SEO dos sites designados pelo Google. Uma dica valiosa é: não se concentre apenas no local onde você aparece em pesquisas para “fisioterapia”. Tente utilizar as long tails “dor nas costas” ou “cura para dor no joelho”, pois as pessoas encontrarão você de qualquer lugar mesmo se não souberem que precisam de terapia. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

banner de SEO

SEM – Search Engine Marketing

Enquanto o SEO pode levar um tempo para obter resultados, o marketing do Search Engine Marketing pode ser iniciado instantaneamente. O SEM aumenta o tráfego para um site por meio de campanhas pagas que aumentam a visibilidade do site nos mecanismos de pesquisa. Estamos falando dos anúncios pagos.

Por exemplo, ao pesquisar no Google, você normalmente vê os primeiros resultados com um ícone “Anúncio”. Estas são campanhas pagas que promovem websites específicos antes das listagens de pesquisa orgânica.

E-mail marketing

O e-mail marketing funciona enviando e-mails promocionais baseados no engajamento para uma lista de inscritos que deram permissão para receber o contato promocional de sua clínica ou consultório de fisioterapia. Neste caso, devemos especificar que não estamos falando de “e-mails transacionais” que discutem as contas ou horários dos pacientes.

O objetivo do e-mail marketing para clínicas e consultórios de fisioterapia é incentivar as pessoas em sua lista a agendar uma consulta. A maioria das atividades na área da saúde utilizam esta estratégia de marketing digital. Na verdade, é onde muitos profissionai tendem a começar com o marketing digital. Apesar de esta técnica ter diminuído na última década, ainda funciona e ainda mantém especialistas próximos de seus pacientes.

As listas de e-mails reduzem naturalmente com o tempo, pois as pessoas cancelam a inscrição ou mudam de endereço eletrônico. Por isso, é importante se concentrar no aumento da lista, oferecendo e-books e inscrições em workshops em seu site.

Planejamento de marketing digital e recomendações

Um site atualizado garante que todas as informações relevantes sobre você, sua clínica ou consultório estejam corretas. Além disso, deve ter um design profissional e moderno. O site pode ser facilmente atualizado. Logo abaixo podemos ver mais algumas dicas e recomendações de marketing digital para fisioterapeutas:

Design do site

Um design de site é fundamental. O site precisa ser visual, coerente e ser a melhor representação possível de sua atividade profissional para o público da internet.

Logo

O seu logotipo é colocado em destaque em seu site? As cores da sua marca são utilizadas nas páginas de forma estratégica? Certifique-se de manter seu logo em destaque.

Imagens

As fotos utilizadas em seus conteúdos e na ilustração do seu site são de alta qualidade? Uma imagem vale mil palavras, nunca se esqueça disso. Suas imagens devem ser fotografadas profissionalmente ou compradas em sites especializados. Dimensione corretamente para abrir adequadamente em dispositivos móveis.

Layout

Sua página é fácil de visualizar? A maior parte do público na internet permanece em uma página ou site se o layout for agradável e intuitivo. Ao posicionar cuidadosamente a página e seu conteúdo, você pode controlar bem o layout que seus visitantes veem e deixar algo fácil de navegar.

Ferramentas de Marketing Digital

Seu site inclui ferramentas para aumentar sua lista de e-mail, SEO e até mesmo reunir pedidos de compromissos automaticamente? Pense no seu site como um funcionário é deixe ele trabalhar por você, pois se você não estiver obtendo resultados, inclua mais ferramentas ou obtenha um site de fisioterapeuta novo e atualizado.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.