5 dicas de Marketing Digital para Arquitetos

O marketing digital é uma das abordagens promocionais mais utilizadas atualmente nas mais diversas áreas. Para quem é formado em arquitetura, há várias formas de promover sua atividade profissional na internet utilizando ferramentas simples e fáceis. As redes sociais, por exemplo, é uma dessas ferramentas que proporcionam um ótimo alcance na internet para quem é arquiteto.

Se você está em busca de mais clientes e deseja construir sua identidade profissional na internet, confira este post até o final e aprenda 5 dicas de marketing digital para arquitetos. Confira tudo isso e muito mais.

Marketing digital para arquitetos

Com o passar do tempo, o marketing digital foi se reinventando várias vezes até chegar ao que conhecemos atualmente. Antes da internet e de toda a globalização era muito mais difícil divulgar uma marca ou empresa, além de ser um processo lento e bastante caro naquela época. Hoje em dia, o acesso à informação é muito maior, o que facilita as pesquisas antes da compra.

Por causa dessas mudanças no marketing digital, é fundamental que a estratégia utilizada para promover uma marca, produto ou serviço tenha uma boa dinâmica. Nesse caso, é importante ter um bom planejamento antes de qualquer ação de marketing, principalmente quando essa abordagem é levada para a internet. É por isso que listamos 5 dicas para você utilizar o marketing digital na divulgação do seu serviço como arquiteto. Acompanhe:

1 – Pesquise e Planeje

Existir na internet é muito importante para qualquer negócio, mas você deve ir além de apenas “existir”. É preciso ter uma presença online que te destaque dos demais concorrentes e faça com que você seja lembrado a todo momento por seu público-alvo. O fato é que ter um site, blog ou perfil na internet com dados de contato, endereço e nome da empresa não servirá de nada se você não cultivar o marketing digital.

Mas antes de qualquer ação de marketing, é fundamental que você construa sua presença online com base em bastante pesquisa e planejamento. Nesse caso, considere os seguintes questionamentos para elaborar a sua pesquisa de mercado e o planejamento das suas ações de marketing digital:

  • Quais são seus objetivos como profissional?
  • O que você deseja alcançar com o marketing digital?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Você existe nas redes sociais ou está ativo?
  • O seu público-alvo usa as mesmas redes sociais que você?
  • Os conteúdos que você produz são interessantes e autorais?

Você pode ainda listar outros questionamentos caso ache necessários, mas essas são as principais questões que precisam ser respondidas. Sabendo exatamente o que você quer, fica muito mais fácil de escolher o caminho certo que te levará até o resultado pretendido.

2. Crie uma persona

Muitos profissionais já saem da faculdade sabendo construir uma persona, pois isso é cobrado para a elaboração de projetos. No entanto, poucos profissionais lembram que esse tipo de identidade é fundamental para uma abordagem de marketing efetiva. Sendo assim, todo profissional arquiteto que deseja divulgar seu serviço precisa construir a identidade de uma persona.

Nesse caso, a persona atuará diretamente sobre o público-alvo do profissional. Lembra que perguntamos no tópico anterior “quem é seu público-alvo”? É com essa resposta que você criará uma persona. Considere várias informações para a construção de uma identidade fictícia, tais como: idade, nome, profissão, hobbies, crenças, sonhos, classe social, características físicas e psicológicas, onde mora, entre outros aspectos.

Ao traçar um perfil completo da sua persona será muito mais fácil produzir conteúdos que sejam atrativos para o seu público-alvo. Sendo assim, a sua persona será utilizada em todas as estratégias de marketing, já que suas ações serão redirecionadas para ela.

3. Faça conteúdos interessantes

A sua presença online é construída com a interação na internet. Isso significa que um perfil, blog ou site que não é atualizado periodicamente não trará mais clientes simplesmente por existir. Os usuários da internet, principalmente, estão sempre em busca de entretenimento, informações e conteúdos relevantes. Por isso, é fundamental que você sacie essa busca de forma que seus clientes serão atraídos para o seu perfil, site ou blog.

Essa ação de atrair o cliente utilizando conteúdos relevantes é chamada de marketing de conteúdo. Além de ter conteúdos que sejam interessantes para o seu público-alvo você precisa estar bem posicionado diante dos buscadores do Google. Não importa o meio de publicação que você utilizará, o mais importante é que você faça um conteúdo bem feito com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e com o uso de palavras-chave para que sua publicação seja facilmente encontrada.

Além disso, você deve prezar por postar conteúdos personalizados e diferenciados. Por exemplo, ao fazer um conteúdo incrível para o blog, não saia postando o link em todas as redes sociais da mesma forma. Seus possíveis clientes poderão perder o interesse em seguir seus perfis por que você está sendo repetitivo e desinteressante.

Por isso, é importante personalizar os conteúdos que são postados. Por exemplo, essa mesma publicação pode ser divulgada em todas as redes sociais com chamadas, imagens e abordagens diferentes. Você deve dar preferência sempre por postar conteúdos diferentes nesses vários perfis, pois os usuários perceberam que há vantagens em te acompanhar em todas as redes sociais para não ficar de fora de nenhuma atualização da sua empresa.

4. Conquiste Leads

A geração de Leads é parte fundamental para a divulgação de qualquer negócio. Por isso, o marketing digital está sempre atrelado às ações que geram Leads, pois isso amplia os canais de divulgação, aumentando o tráfego em seu site ou blog e alcançando ainda mais clientes.

Para gerar Leads em seu site ou blog, aposte em conteúdos gratuitos, como e-books, planners e qualquer outro item que você possa dar de brinde em sua página web. Ao incluir o nome e o e-mail para baixar esse conteúdo a pessoa estará automaticamente cadastrada em sua lista de Leads. Viu como é fácil gerar Leads?

5. Veja os resultados

Depois de colocar todas essas ações em prática é hora de acompanhar os números. Nesse caso, você poderá contar com ferramentas como o Google Analytics e relatórios dados por redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que oferecem suporte específico para a divulgação empresarial. Veja o que suas ações têm proporcionado como resultado e avalie mudanças em sua abordagem caso seja necessário. O mais importante é ir se adaptando ao público-alvo para ter um resultado ainda mais eficaz.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.