Marketing Digital para Clínicas de Estética: dicas para conseguir mais clientes

De um modo geral os serviços médicos não exigem uma campanha de marketing completa. Mas é um fato que todo mundo precisa de um médico em algum momento ou outro, por isso as clínicas e consultórios em geral devem possuir um marketing digital. No entanto, clínicas de estética enfrentam uma situação diferente. Com mais clientes e serviços mais específicos, as clínicas de estética têm um campo de atuação muito mais competitivo. Uma das principais estratégias mediante a essa grande concorrência é o marketing digital.

Para atrair novos clientes, as clínicas de estética devem ter uma estratégia de marketing digital coerente para se diferenciar de seus concorrentes. Este artigo enfoca uma possível abordagem combinada de marketing para as clínicas de estética apontando 10 coisas que não devem ser feitas quando o assunto é marketing digital e mídia social. Marketing para Dermatologistas: dicas para clínicas e consultórios

O foco é combinar a espinha dorsal do Marketing Digital, do SEO (Search Engine Optimization) e do Social Media Marketing em uma abordagem simples de entender. Acompanhe esta leitura até o final e saiba o que deve ser utilizado e o que deve ser evitado para uma estratégia eficiente de marketing digital para clínicas de estética. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Mulher deitada realizando tratamento com creme

Mídia social

A mídia social é uma das estratégias de marketing essencial para os fornecedores de estética médica. Mas quando o assunto é o marketing digital utilizado em mídia social, é importante que as estratégias sigam alguns critérios. Para tirar o máximo proveito das mídias sociais para a sua prática, você precisará saber o que funciona e o que não funciona.

Dominar o marketing digital das muitas mídias sociais não é algo que acontecerá da noite para o dia, mas você pode progredir evitando esses 10 erros comuns que as clínicas de estética cometem online.

1. Cuidado para não escolher as plataformas erradas

Tenha certeza de quem são seus clientes e simpatizantes, principalmente no que diz respeito a idade, renda e localização, e onde eles passam o tempo online. Algumas plataformas atendem mensagens de formas diferentes, sendo umas melhores do que outras. Certifique-se de que está falando diretamente com as pessoas com maior probabilidade de marcar uma consulta.

2. Excesso de plataformas

As marcas muitas vezes tentam a iniciar todos os seus esforços de mídia social de uma só vez, depois desaparecem quando não conseguem manter o ritmo. Se você está apenas começando, adote uma abordagem lenta e constante e, de forma gradual, torna-se mais ativo. Escolha uma ou duas plataformas no início e domine-as antes de avançar para mais.

3. Foco no site

Seu perfil de mídia social deve ser visto como uma extensão do site da sua clínica ou consultório. A mensagem deve ser semelhante à sua sala de espera, ao seu site ou à sua propaganda impressa, e deve permitir que seu público o encontre e o diferencie de todos os outros. Certifique-se de incluir informações de contato atualizadas e detalhes de seus serviços para ajudar os pacientes em potencial a se conectarem com você.

ilustração de website profissional

4. Postagens excessivas

Você está postando conteúdo suficiente em cada uma das plataformas utilizadas? Ou você está postando conteúdos excessivamente? Como você pode dizer qual abordagem é o caminho certo a seguir? Os seguidores estão interessados ​​em sua clínica, mas não querem ser bombardeados com atualizações a cada hora. Uma regra diária padrão é: faça publicações pelo menos uma vez, mas não mais do que três ou quatro vezes por dia.

5. Postagens incompatíveis

Ao postar em sites de mídia social, considere cuidadosamente o que interessa ao seu público e porque ele está seguindo você em primeiro lugar. Dê a eles o que eles querem, e evite coisas fora do assunto, pois isso pode atrair um público que foge do seu alvo. Atenha-se à estética e assuntos relacionados ao mundo da saúde, fitness, beleza e implemente além disso somente quando parecer apropriado.

6. Separe o profissional do pessoal

Lembre-se de que suas contas de mídia social de negócios são diferentes das suas contas de mídia social pessoais, portanto, suas visualizações são mantidas offline. Se alguém disser algo negativo sobre sua prática online, crie um modelo de cortesia e civilidade. Essa é uma interação de serviço ao cliente muito pública, e uma abordagem elegante deixará uma boa impressão nos outros.

7. Não seja muito impessoal

Correndo o risco de parecer contraditório, ser impessoal demais pode ser uma armadilha tão grande quanto ser pessoal demais. A mídia social oferece uma oportunidade de compartilhar seu entusiasmo e paixão pelo que você faz com o mundo. Portanto, aproveite-a destacando sucessos, histórias felizes e dicas práticas. Apenas certifique-se de que a mensagem da sua marca esteja sempre alinhada e mantenha o conteúdo relativamente leve e amigável ao cliente.

8. Não sendo engajado

A inatividade online é algo ruim para o marketing digital em mídias sociais. Simplesmente configurar uma conta e aguardar a entrada dos fãs não é suficiente, cultivar uma audiência de suporte leva tempo, então esteja preparado para se esforçar. Quando os consumidores fizerem perguntas ou postarem em seus sites de mídia social, responda-os. Quando alguém tem uma interação online positiva com sua clínica ou consultório, ela cria a possibilidade de se tornar uma defensora da sua marca.

9. Conteúdo de baixa qualidade

Conteúdo e imagens originais de alta qualidade ajudarão você a se destacar e obter grande sucesso com o marketing digital em mídia social. O contrário disso pode ser algo ruim para sua clínica ou consultório a curto, médio e longo prazo. Além disso, embora as mídias sociais possam ser interpretadas como “casuais”, a ortografia e a gramática adequadas ainda são uma obrigação para as práticas estéticas. Para os consumidores de serviços estéticos, isso fala com sua precisão e profissionalismo.

10. Não irrite seu público-alvo

Como as pessoas estão na mídia social o tempo todo, elas tendem a ter pouca paciência. Qualquer coisa que você acharia frustrante ou irritante é provavelmente algo que seus seguidores também acharão. Coloque-se no lugar deles e aja de acordo.

As mídias sociais entrelaçaram o tecido de nossas vidas e é fundamental que sejam incorporadas à estratégia de marketing digital de sua prática estética. Com essas dicas simples em mente, você com certeza irá concordar que é mais fácil do que nunca identificar oportunidades de crescimento com o uso de marketing digital para clínicas estéticas construírem sua marca e evitar erros de mídia social.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.