Marketing Digital para Dentistas: dicas, SEO e clientes pela internet

O marketing é dividido em diversas modalidades, estratégias e ações que levam a vários objetivos diferentes. A maioria dessas ações são desempenhadas para atrair mais cliente ou para aumentar o engajamento da empresa em relação ao público-alvo. Esses objetivos podem ser alcançados com o marketing digital e técnicas de SEO, que são excelentes formas de divulgação para qualquer profissional, inclusive dentistas.

Quer saber mais sobre marketing digital e SEO para dentistas? Então acompanhe este post até o final e confira todas as dicas para divulgar o seu serviço de dentista.

banner marketing digital para dentistas

Dicas de Marketing digital para dentistas

Muitos profissionais começam a colocar em prática diversas ações de marketing, mas não sabem para que ela serve ou onde ela deve ser implementada. Isso também acontece com quem se aventura no marketing digital, considerando que as possibilidades na internet são ainda maiores do que as divulgações locais.

Por isso, você deve saber primeiramente que marketing digital são ações desempenhadas na internet, através de plataformas, mídias sociais, site, blog, entre outras formas. Essas ações podem ter vários objetivos, como gerar tráfego para um site, convencer o público-alvo a marcar uma consulta, aumentar o número de seguidores nas redes sociais e muitos outros objetivos.

O mais importante, ao realizar o marketing digital, é que o dentista consulte todas as regras de divulgação do CFO (Conselho Federal de Odontologia), pois é a partir destas regras que as ações de marketing poderão ser planejadas. Lembrando que se o profissional infringir qualquer regra do CFO ele estará sujeito a diversas penalidades.

Principais estratégias de marketing digital

Se você está começando no marketing digital, há diversas estratégias que podem ser colocadas em prática agora mesmo. Veja a seguir as principais estratégias de marketing digital para dentistas:

1. Site com blog profissional

Ter um site com um blog profissional é o primeiro passo para quem quer divulgar um serviço na internet. Embora muitas pessoas pensem que esses itens estejam ultrapassados atualmente, isso não é verdade! Um site profissional aliado a um blog é uma das melhores estratégias de divulgação na internet, pois é neste endereço web que o dentista poderá informar seu público-alvo dos serviços oferecidos, dados de contato, endereço e poderá também disponibilizar agendamento online. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

2. Redes sociais

A maior parte do acesso a internet hoje em dia ocorre nas redes sociais, por isso, seria um total desperdício não utilizar essas ferramentas em seu marketing digital. Para isso, você só precisa criar perfis nas redes sociais mais utilizadas, como Facebook e Instagram. Com esses dois perfis você já poderá realizar diversas ações de marketing digital. O que são Sinais Sociais e qual a importância deles para o SEO?

3. Anúncios pagos

Gerar tráfego para um site não é algo tão simples, nós falaremos sobre isso quando chegarmos no SEO para dentistas! No entanto, há outras estratégias para que seu site receba tráfego e ainda consiga converter o público-alvo em ações dentro do seu site. Essas estratégias incluem anúncios pagos em plataformas como as redes sociais ou ainda nos buscadores online, como é o caso do Google Adword.

SEO para dentistas

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital é um conjunto de ações de divulgação desempenhadas na internet. Já o SEO é um conjunto de técnicas que são desempenhadas diretamente em um site para que seus conteúdos sejam mais otimizados para os mecanismos de busca. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Isso é bastante simples de entender! Quando um usuário pesquisa no Google por algo, os algoritmos deste buscador procuram por sites ou blogs com conteúdo relevante para a pesquisa do usuário. Esses sites e blogs listados na primeira página do Google, são os resultados mais relevantes, e na maioria das vezes eles apareceram nesta página por causa do SEO. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

A sigla em inglês significa “Otimização para Mecanismos de Busca“. Esse conjunto de ações permite que seu site seja encontrado mais facilmente na internet, o que aumenta as chances de gerar tráfego nele. Mesmo que você faça anúncios pagos para gerar tráfego, é sempre bom contar com o SEO para ser encontrado de forma orgânica, pois assim você não gasta com anúncios e seu site se torna ainda mais relevante para os buscadores online. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Agora que você já sabe o que é SEO, veja algumas ações simples de SEO que são fundamentais para a divulgação online:

  • Palavra-chave: todo conteúdo divulgado na internet precisa ter palavra-chave. De forma simples, a palavra-chave será o gatilho de pesquisa do usuário, pois é através desta palavra que os buscadores irão procurar por conteúdos relevantes. Mas diferente do que muitas pessoas pensam, a palavra-chave deve aparecer em diversas áreas do seu conteúdo, como título, meta descrição, legendas, texto e descrição de imagem.
  • Elementos gráficos: um texto com negrito, itálico, tags, entre outros elementos deste tipo, tem uma leitura menos cansativa, além de ser mais objetiva. Por serem chamativos, esses elementos conquistam o olhar do leitor, o que ajuda a mantê-lo mais tempo na página web.
  • Título SEO e meta descrição: ambos os elementos fazem parte das estratégias de SEO e são ótimos para gerar tráfego. Com o Título SEO você consegue chamar o leitor para ver seu conteúdo de forma mais dinâmica. Enquanto isso, a meta descrição fornece um resumo prático para os usuários do que será abordado em seu post. Entenda o que é Long Tail no SEO: veja quando usar e algumas dicas
  • Imagens: se o conteúdo que será apresentado em seu post for textual, você precisa incluir no mínimo uma imagem para ilustrar. Embora você possa encontrar diversos conteúdos na internet sem imagens, essa é uma estratégia simples que funciona para qualquer site. As imagens ilustram o texto e ainda oferecem uma pausa na leitura, o que torna seu site menos cansativo e mais atrativo para o público-alvo.
  • Ortografia e gramática: além de serem boas estratégias para o SEO, ortografia e gramática é uma obrigação de qualquer pessoa que escreve, inclusive na internet. Isso não significa necessariamente que você precise escrever conteúdos formais com termos muito técnicos. Na verdade, a linguagem simples funciona melhor. Mas é preciso escrever, ler e revisar os conteúdos para eliminar erros de português otimizar com qualidade em primeiro lugar.

Viu só como é fácil utilizar o marketing digital e SEO para dentistas? Antes de colocar suas ações em prática, veja as regras do CFO e alinhe todo o aprendizado que você adquiriu com este post em suas ações de marketing.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.