Marketing Digital para Hospitais: 5 dicas para atrair mais pacientes

Empresas que atuam na área médica como é o caso de clínicas, consultórios e hospitais particulares, é fundamental contar com estratégias de marketing digital para ser notado na internet. Essas estratégias nada mais são do que ações simples que permitem um maior alcance do público-alvo de forma mais otimizada.

Ficou curioso para saber detalhes do que é marketing digital? Então acompanhe este post até o final e aprenda 5 dicas para atrair mais clientes utilizando marketing digital para hospital.

Imagem de um hospital

1. Estude o público-alvo

Toda estratégia de marketing é composta por objetivos que precisam ser alcançados. Para todos os objetivos, os clientes são sempre o público-alvo das ações. Não importa se é para aumentar o engajamento ou para atrair mais clientes, o fato é que todas as ações estão relacionadas com o público-alvo da empresa.

Por isso, antes de iniciar qualquer ação de marketing digital você precisa estudar seu público-alvo e conhecer suas principais características, como faixa etária, classe social, nível de escolaridade, hábitos de consumo, entre outros aspectos deste tipo.

Conhecer essas características permitirá que suas ações de marketing sejam mais efetivas e tenha um alcance mais objetivo. Ou seja, suas ações chegarão a quem realmente se interessa pelos seus serviços, dessa forma você minimiza desperdícios nos planos de marketing e ainda consegue resultados mais concretos.

Para ter um bom estudo de público-alvo você precisará fazer algumas perguntas e respondê-las com base nas pessoas que se interessam pelos serviços oferecidos. Não se preocupe se há mais de um perfil de público-alvo que se encaixa em seus serviços, tudo isso é válido para um estudo mais aprofundado.

2. Construa sua presença online

O marketing digital é voltado exclusivamente para as mídias digitais, por isso, você precisará concentrar suas ações na internet. Se você ainda não possui um site ou perfil em redes sociais para divulgar seu hospital, saiba que esses são os primeiros passos para quem quer explorar o marketing digital.

Quer uma dica? Comece com um site profissional! Ter um endereço na web é a melhor forma de divulgar o seu hospital, pois é neste endereço que você poderá expressar os serviços oferecidos no hospital, planos de saúde atendidos, horários de atendimento, agendamento online, dados para contato e endereço do estabelecimento.

Além disso, em seu site você poderá divulgar muitas informações interessantes para o seu público-alvo. Isso fará com que os leitores cheguem até o seu site e sejam convertidos para ações como se cadastrar na Newsletter, mandar sugestões, fazer perguntas, agendar consultas online, pedir informações, entre outras possíveis ações.

Pense que o seu site será uma espécie de portfólio com dados para contato e informações de qualidade para seus clientes. Ou seja, um endereço muito versátil para suas diversas ações de marketing digital.

Dicas extras:

  • Ao construir seu site, cuide para que ele tenha um design moderno e responsivo;
  • O site de um hospital deve estar de acordo com as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina);
  • Carregamento rápido deve ser uma das prioridades para o seu site;
  • Conte com profissionais competentes para elaborar as partes técnicas;
  • Use imagens com boa qualidade e se atenha aos direitos autorais para não cometer nenhum plágio.
presença online

3. Explore as mídias sociais

Hoje em dia muitas pessoas acessam a internet, principalmente para se comunicar através das mídias sociais, tais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Pinterest, entre outras. Essas plataformas são ótimas formas de ampliar a visibilidade do seu hospital na internet. Por isso, pense que as redes sociais assim como as demais mídias deste tipo são uma espécie de extensão do seu site profissional. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

O ideal é que as informações sejam padronizadas, assim como layout, imagens, slogan, logotipo e outros itens utilizados com o nome do seu hospital. Essas informações devem ser padronizadas para que os seguidores de uma plataforma possam te encontrar facilmente em outra rede social ou mesmo associe seu perfil nas redes sociais com seu site ao realizar uma busca na internet. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

Mas essa não é a única questão que você deve ficar atento ao explorar as mídias sociais em suas estratégias de marketing. Veja algumas ideias e dicas importantes para um bom marketing digital:

  • Seja autoridade nos serviços oferecidos, os usuários das redes sociais querem acima de tudo informações confiáveis e referências em diversos assuntos;
  • Mostre que seu hospital se importa com os pacientes através de lembretes, posts personalizados e conteúdos especiais para seguidores;
  • Divulgue, acima de tudo, o site do seu hospital através de links para posts ou para ações específicas;
  • Sempre responda dúvidas de seus seguidores sobre contato, endereço, ou coisas deste tipo, mas nunca ofereça consultas pela internet ou indique tratamentos e medicamentos.

4. Faça anúncios na internet

Para ser encontrado na internet o seu site precisa estar bem posicionado nos buscadores online, como na primeira página do Google. Aparecer no topo das pesquisas realizadas pelos internautas não é nada fácil, caso você aposte nas opções de tráfego orgânico. No entanto, você pode obter um acesso mais fácil realizando anúncios pagos. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Neste caso você precisa saber que quanto mais pessoas clicarem em seu anúncio, maior será o valor que você pagará aos buscadores. Mas isso converte significativamente em mais pessoas acessando o seu site. Por isso, é importante que seu site tenha boas conversões para que seu tráfego pago não seja perdido sem que seu público-alvo realize as ações pretendidas como agendar consultas, se cadastrar no site, entre outras.

5. Otimize seu site

Um site otimizado corretamente é quase a mesma coisa que uma “renda passiva”, considerando que ele fará todo o trabalho para você. A otimização de um site permite que os buscadores encontrem o seu endereço web mais facilmente. Ao encontrar seu site ele poderá ser sugerido na primeira página de pesquisa realizada pelos internautas, o que aumenta as chances do seu site ser acessado. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Essa otimização deve ser feita tanta na estrutura do site quanto nos conteúdos que serão publicados em sua página web. Por isso, se você não deseja assumir essa importante tarefa e realizá-la pessoalmente, invista em profissionais competentes para elaborar todo o marketing do seu hospital.

Agora que você já sabe todas essas dicas incríveis, coloque o nome do seu hospital na internet hoje mesmo.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.