Marketing digital e SEO para Dermatologistas: mais pacientes pela internet

Devido ao atual mercado estar mais competitivo a cada clique na internet, a sensação que muitos empreendedores têm é de que está cada vez mais difícil elaborar uma estratégia de marketing digital. Mas não se engane com essa sensação, pois o marketing digital funciona para todos que utilizam de forma correta. No ramo de negócios médicos, isso já vem sendo provado a cada consulta marcada após uma visita no site. Como um Médico deve utilizar as redes sociais de forma correta

Para os dermatologistas essa realidade também já é vivenciada com um grande aumento de pacientes no consultório todos os meses. Ao utilizarem o marketing digital e o SEO a seu favor, dermatologistas conquistam mais clientes mês após mês. Neste post vamos falar mais sobre marketing digital e SEO para dermatologistas. Confira tudo isso a seguir!

mulher fazendo tratamento facial com dermatologista

Objetivo do marketing digital para consultório de dermatologia

O marketing digital é de todos e para todos. Quem é do ramo da medicina também consegue atingir uma estratégia de marketing digital funcional. O que importa no marketing digital é atrair o seu público-alvo para elevar o tráfego do site e gerar vendas. Para os dermatologistas esse objetivo também é o mesmo. Dicas de SEO para Médicos, Consultórios e Clínicas: atrair mais pacientes

Um dermatologista tem como objetivo oferecer seus serviços como médico especialista e ganhar com isso. Então o foco de uma estratégia de marketing eficiente para o dermatologista deve estar no contato com as pessoas. A estratégia de marketing para esse profissional só será útil se as pessoas consultarem o dermatologista.

Parece óbvio tudo isso, mas muitos profissionais médicos se esquecem disso na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital. O médico é um prestador de serviço e o perfil da estratégia deve ser elaborada pensando nisso. Por exemplo, o dermatologista deve responder ao seu público-alvo pela internet, mas com o intuito de trazer o paciente para uma consulta.

A consulta será o último estágio da estratégia de marketing lançada pelo dermatologista. Para atingir esse objetivo as metas são de pacientes visitando o site, o blog e as redes sociais do dermatologista. Com um tráfego elevado nesses canais de comunicação com o público, o dermatologista também eleva o número de pacientes no seu consultório.

Estratégia de marketing digital para dermatologistas

A estratégia de marketing digital para dermatologistas é simples e eficiente. Um velho ditado diz que o simples funciona melhor que o complicado. Isso é verdade em muitas coisas, inclusive para o marketing digital na área médica. Para começarmos, é importante que o dermatologista elabore um site para sua empresa ser encontrada na internet. Caso você já possua um site de dermatologia, busque agregar algumas das próximas dicas para maximizar seu tráfego no site:

Site página única

É comum pensar que um site dermatologista deve ser cheio de páginas e propagandas estratégicas devido a proximidade de sua especialização com a área estética. Mas um site de dermatologista não é um site de uma clínica estética ou de um consultório estético. Ainda que o dermatologista seja dono ou associado de alguma clínica ou consultório estético, o site não precisa ser carregado de informações.

O que aconselhamos para uma estratégia eficiente e que comprovadamente funciona em sites médicos é o dermatologista possuir um site elaborado no estilo página única. Ou seja, com uma simples página, bem elaborada e com um bom layout, o dermatologista terá um site excelente. O fato de possuir somente uma página faz com que o site seja mais agradável, rápido e informativo para o público-alvo.

Site robusto

O site de um dermatologista deve ser autêntico e marcar a presença do profissional junto ao seu público-alvo. Isso se consegue de várias formas, com um layout elaborado por profissionais em marketing com uma estrutura bem planejada, considerando o perfil do profissional.

Nada mais importante para o público-alvo do seu negócio encontrar suas informações de contato e endereço de forma intuitiva. Disponibilize em sua página única o endereço e telefone de sua clínica ou consultório. Inclua outras informações relevantes como seu registro médico, um pouco sobre sua experiência e missão.

Publicidade médica

A publicidade médica é diferente em alguns pontos da publicidade de outros sites em geral. No caso dos médicos, o CFM (Conselho Federal de Medicina) limita algumas estratégias de marketing. Esteja ciente destas regras e certifique-se de cumpri-las ao elaborar seu site de dermatologista. Regras do CFM no marketing médico: veja o que pode e o que não pode

Expanda os horizontes

Com um site robusto e bem elaborado para ser informativo e um verdadeiro cartão de visitas na internet, é hora de fazer ele ser visto. Somente o fato de criar o site de forma simples e robusta não irá fazer ele ser visto por seu público-alvo. Você precisa de conteúdo bem ranqueado que contenha o link do seu site, informando quem é você.

Os melhores lugares para se postar conteúdo relevante e com poder de gerar tráfego para seu site são as redes sociais, blog e as plataformas de streaming. Com conteúdos atrativos e otimizados, seu público irá pesquisar e encontrar você com certeza. Como dissemos no começo deste post, a competitividade tende ser cada vez maior a cada clique, mas existe espaço para todos os concorrentes prosperarem.

De fato, os que se destacarem e oferecer o que o público realmente procura irão prosperar mais. Portanto, poste periódicamente conteúdo em seu blog, redes sociais e Youtube. Certifique de postar conteúdos dentro dos critérios estabelecidos pelo CFM. Além disso, seja robusto e único em cada informação passada ao seu público.

conceito de SEO em inglês

SEO para dermatologistas

As estratégias de marketing digital devem ser otimizadas para chegar o público certo. O Google consegue ligar você ao seu público-alvo se o conteúdo postado em seus canais forem otimizados. O SEO (Search Engine Optimization) é a forma de otimizar seu site, blog e redes sociais na internet. Logo abaixo segue algumas formas de SEO para dermatologistas que irão ranquear seu conteúdo na internet:

  • Poste texto em seu blog e redes sociais com palavras-chave relevantes e muito pesquisadas. Inclua as palavras-chave em seu post que contextualizam com o material postado. Faça uma pesquisa de palavras-chave ligadas a dermatologia e trabalhe com essas palavras;
  • Cadastre seu site no Google Meu Negócio e apareça no Google Maps, pois o público próximo de você irá lhe encontrar com mais facilidade. Neste caso, o SEO estará nas palavras-chave da descrição do seu negócio de dermatologia. Por exemplo, se você mora em Mogi das Cruzes, São Paulo, utilize “clínica de dermatologia Mogi das Cruzes”, “clínica de dermatologia Alto Tiête”, “consultório de dermatologia em Mogi das Cruzes”, “consultório de dermatologia centro de Mogi das Cruzes ou bairro”, dentre outros;
  • Utilize título com palavra-chave, assim como nos subtítulos;
  • Coloque sempre o link do seu site e o endereço de outros canais nos conteúdos postados. Faça com que cada conteúdo postado sempre tenha o endereço do seu site, blog e redes sociais para você ser encontrado por todos;
  • Falando em links, inclua ao menos um link de um site de grande importância para o universo da dermatologia, pois linkar outro site responsivo amplia a ponte entre você e seu público.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.