Marketing Médico Digital: veja dicas para atrair pacientes para seu consultório

Nos dias de hoje, o marketing é essencial para a maioria dos negócios. O marketing digital é uma das principais vertentes do marketing. Por ser algo que tem um poder de disseminação extremamente amplo, o marketing digital vem sendo explorado e bate de frente com o marketing impresso. Em vista disso, diversos profissionais, autônomos ou assalariados, empresários formalizados ou não, possuem ao menos uma estratégia de marketing digital. Marketing Digital para Consultórios Médicos

Um dos profissionais autônomos que passou a usar muito o marketing digital é o médico, sendo essa uma ferramenta muito eficaz para conseguir fidelizar seus pacientes. Com essa estratégia de marketing os médicos podem posicionar bem sua marca e se destacar no segmento em que atuam.

Neste artigo, vamos falar sobre o marketing digital para médicos, com técnicas e conceitos que abrangem todos as especialidades deste profissional. Acompanhe este artigo até o final e saiba como o marketing para médicos em geral pode ser benéfico para a difusão de seu trabalho.

3 médicos parados

 

Marketing digital para médicos

É importante deixarmos claro que antes de apontarmos estratégias para um marketing digital eficiente, o médico deve entender alguns pontos importantes:

 

Saiba quem é seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é extremamente fundamental para traçar qualquer estratégia de marketing. Ao usar o termo “paciente” é comum pensar que ele se refere a todas as pessoas. Bom, sabemos que todo médico fez um importante juramento de salvar vidas sempre que a situação surgir. Mas, é importante observarmos que os médicos são profissionais especializados em diversos segmentos do ramo em que atuam.

A segmentação neste ramo é forte e deve ser bem aproveitada pelos profissionais que dedicaram muitos anos de estudo e um investimento alto para isso. Para conhecer bem seu público-alvo, o médico deve traçar um perfil de quem são seus pacientes levando em conta principalmente a especialidade em que atua. O médico deve identificar quais serão as pessoas que ele atenderá no seu dia a dia de trabalho. Um exemplo bem simples, é sobre o Médico Pediatra, que irá atender crianças e portanto, deve focar nesse público-alvo.

Banner Público Alvo

 

Respeite o CFM

Quando um médico for utilizar uma estratégia de marketing digital, ele deve tomar cuidado para não confundir as pessoas com a forma de publicidade escolhida. Os serviços na área da saúde não podem ser vistos como vendas e publicidade comercial que em outras áreas é normal, pois podem surgir problemas legais. O CFM (Conselho Federal de Medicina) lançou alguns tipos de proibições que devem ser respeitadas na estratégia de marketing para médicos. Logo abaixo estão listados as principais proibições impostas pelo CFM:

  • Fazer anúncio de especialidades que o médico não é formado;
  • Enfatizar o anúncio de equipamentos para autopromover sua competência diante da concorrência;
  • Fazer uso de uma estratégia sensacionalista se colocando melhor que os outros concorrentes;
  • Ter o nome do profissional vinculado a propaganda enganosa;
  • Fazer a publicação de informações que podem fazer a população ficar agitada (alarde);
  • Prestar consultas, prescrever receitas ou dar diagnósticos que não sejam pessoalmente;
  • Fazer a velha jogada de marketing mostrando o antes e o depois dos pacientes.

É extremamente fundamental para o marketing digital que o médico procure informar os futuros pacientes em vez de incentivá-los a adquirir seus serviços.

 

Construa um site

O site de um médico é o seu cartão de visitas no mundo digital, onde as pessoas navegam pela internet e podem acabar parando lá. O endereço virtual é muito importante assim como o endereço da clínica ou consultório que o médico dispõe. Por meio do site, os usuários da internet e os possíveis pacientes poderão consultar dados para contato do especialista e procurá-lo quando acharem necessário. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

Devido a isso, o médico deve estar ciente que o site é o primeiro passo para se firmar com uma estratégia de marketing digital eficiente. Logo abaixo estão listados os principais benefícios que um médico tem ao possuir um site:

  • Ser encontrado por pacientes em meio as buscas diretas realizadas;
  • Fazer a divulgação dos principais serviços oferecidos pelo seu consultório;
  • Manter um canal aberto para as redes sociais;
  • Manter seu trabalho exposto de uma forma benéfica que poderá ser observado por futuros pacientes;
  • Fazer a publicação de eventos que ocorrerão e de eventos já presenciados pelo profissional, como workshops e congressos;
  • Veja como cadastrar sua empresa no Bing Maps
  • Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Construir um site é um dos grandes desafios de qualquer profissional que deseja firmar-se com uma estratégia de marketing digital. Neste caso, possuir um site atrativo que seja ótimo para converter usuários em clientes é o objetivo. O grande potencial de possuir um site como principal canal para suas estratégia de marketing é o fato de que as pessoas enxergam o Google como um grande médico.

Quando elas estão pesquisando sobre algum medicamento ou doença, as formas de tratamento e casos semelhantes para poderem comparar, é por meio do Google que elas irão fazer essa pesquisa. Logo abaixo você pode observar dados lançados por especialistas de marketing sobre o perfil do usuário em um site de médico:

  • 80% dos usuários fazem uma visita rápida somente na primeira página do site e não clicam em conteúdos do site;
  • 72% de todas as pessoas que optam navegar por um site de um médico acessam somente uma aba ou um menu;
  • 0,7% irão fazer uma visita completa pelo site e acessar conteúdos;
  • 60% das pessoas que somente fizeram uma visita rápida pelo site tendem a ligar para o consultório e torna-se potenciais clientes.
  • Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Em vista dos dados observados logo acima, podemos concluir que o site deve ser simples e direto, com uma homepage fácil de entender e com os dados para contato do médico bem visíveis. O endereço do consultório ou clínica devem aparecer junto com os dados para contato. Portanto, para possuir um site de médico extremamente eficiente, foque no estilo one-page, que de forma comprovada mostrou-se ser três vezes mais eficiente em comparação com sites repletos de abas e menus. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

 

Redes Sociais

A grande maioria dos usuários do Google possuem perfis em redes sociais. São elas: Facebook, Twitter, Instagram, Wathsapp, dentre outras. Independente se a rede social é mais utilizadas em smartphones do que em notebook ou desktops, a usabilidade das redes sociais é extremamente alta.

  • Dica importante: Jamais utilize ferramentas ou aplicativos que automatizam engajamento nas redes sociais.

Como principal dica aos médicos no uso de redes sociais para uma estratégia de marketing digital eficiente, foque em duas ou três redes sociais no máximo, seja conservador e respeite as regras estabelecidas pelo CFM. Faça com que as redes sociais sejam uma extensão do seu site e não polua com informações desnecessárias.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.