Marketing para Dermatologistas: dicas para clínicas e consultórios

Um dos maiores desafios de quem é profissional dermatologista é atrair clientes. Esse desafio é enfrentado, na verdade, pela maioria dos profissionais que prestam algum serviço. Por isso, conhecer boas estratégias de marketing e aliar esses conhecimentos à busca por clientes é algo fundamental para quem é dermatologista.

Se você não faz ideia de como atrair clientes utilizando estratégias de marketing, confira esse post até o final e aprenda várias dicas valiosas. Marketing Digital para Consultórios Médicos

 

Marketing para dermatologistas

O marketing é um conceito adotado por empresas, profissionais e prestadores de serviço em todo o mundo. Esse conceito visa estudar o público-alvo e otimizar a busca por clientes, onde cada estratégia é pensada para atender a uma finalidade em específico. Por exemplo, se a ideia é engajar o público-alvo, é preciso utilizar estratégias que contribuem para esse engajamento.

Para quem é dermatologista o marketing é fundamental, pois ele otimiza a busca por clientes e ainda valoriza todas as qualidades dos serviço prestado pelo profissional. Ou seja, não há dúvidas de que o marketing é importante e que ele deve fazer parte do planejamento dos profissionais dermatologistas.

Sendo assim, confira a seguir todas as dicas e ideias de como utilizar o marketing para atrair mais clientes em sua clínica de dermatologia.

dicas de marketing para dermatologistas

 

1. Ofereça uma boa imagem

O serviço de dermatologista só é bem visto quando o profissional transparece uma boa imagem, afinal, é isso que os clientes buscam com os serviços deste profissional. Sendo assim, todo profissional deve expressar cuidados próprios, como uma pele bem cuidada, roupas profissionais e cabelos arrumados.

Você pode até pensar que isso é bobagem e que não tem nada a ver com marketing, mas na verdade esse é o primeiro passo para ser bem visto por seus clientes. Pense na seguinte hipótese: você precisa contratar um profissional de pintura, em suas pesquisas você chegou a determinado profissional, no entanto, ao visitar a casa do profissional você se depara com uma pintura toda descascada e mal-feita. Obviamente você pensará duas vezes antes de contratar esse profissional.

Com o dermatologista é a mesma coisa, se o cliente notar que sua pele não está bem cuidada, que você se veste mal ou que não liga para sua própria aparência, ele certamente pensará duas vezes antes de te contratar. Essa mesma lógica vale para o local do atendimento, por isso, ele deve ser sempre limpo, organizado e bonito, pois são essas primeiras impressões que farão os clientes chegar até o seu consultório.

 

2. Divulgue na sua região

Como os serviços profissionais de um dermatologista se restringem ao ponto comercial ou ao atendimento domiciliar, é preciso limitar a região em que você deseja atuar. Após limitar essa região, você poderá trabalhar o marketing regional com maior eficácia, pois você terá um foco e um público-alvo em específico.

Para divulgar na sua região, aposte em estratégias mais simples como a panfletagem, anúncios pagos em revistas, jornais e até mesmo em mídias como rádio ou televisão. O cartão de visita deve ser seu maior aliado nessa estratégia, pois ele é fácil de ser transportado pelos clientes e pode ainda ser entregue entre parcerias formadas por você e outros profissionais que oferecem serviços semelhantes ao seu.

 

3. Aposte no marketing digital

As estratégias locais são ótimas, mas você também deve apostar em métodos digitais, considerando que hoje em dia muitas pessoas navegam na internet. Sendo assim, é fundamental que seu consultório dermatológico apareça nas principais redes sociais e em outros mecanismos de busca, como o Google. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Mas para fazer isso, você precisará utilizar boas estratégias de divulgação. Comece com as redes sociais, elas são mais simples e intuitivas, por isso, será mais fácil para você personalizar e fazer publicações do seu serviço de dermatologista. Uma boa forma de começar é utilizando o Facebook e o Instagram. Ambas as redes sociais são amplamente utilizadas no Brasil e oferecem ótimos recursos para divulgar um negócio.

Quando tiver um pouco mais de experiência com a sua divulgação, explore outros ambientes como o Youtube, por exemplo. Para dar um passo mais profissional, aposte em um blog ou site para que seu consultório tenha um endereço oficial na internet. Dessa forma, você poderá anunciar serviços, oferecer canais de atendimento e o endereço do seu consultório. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

 

4. Utilize o marketing de conteúdo

Não adianta só criar perfil em redes sociais ou montar um site lindo e não postar bons conteúdos. Os leitores e seguidores de suas páginas serão atraídos até você com bons conteúdos, por isso, é fundamental que você utilize o marketing de conteúdo. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Nesta estratégia, você precisará conhecer o seu público-alvo considerando várias características, tais como hábitos de consumo, idade, aspectos físicos, mentais e sociais, classe social, gênero, entre muitos outros. O ideal é que você tenha um perfil traçado dos seus clientes em potencial.

Depois de realizar esse estudo, você deverá fazer uma pauta com os principais assuntos e temas que seu público-alvo teria interesse. Feito isso, você só precisará produzir esses conteúdos ou então contratar alguém que faça isso para você. Independente da sua escolha, o ideal é que você ofereça conteúdos interessantes, bem escritos e com técnicas de SEO para otimizar o alcance de suas publicações. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

 

5. Impulsione suas publicações

As técnicas de SEO e todo o estudo de público-alvo servem para que seus conteúdos sejam facilmente encontrados nas buscas realizadas na internet. No entanto, você pode otimizar essa busca impulsionando suas publicações por meio de anúncios na internet. Nesse caso, você pode anunciar tanto um conteúdo quanto uma propaganda local do seu consultório na internet.

Você pode fazer isso nas redes sociais e até mesmo no Google, caso você tenha um site ou blog. Em qualquer um desses lugares você terá que pagar uma quantia referente aos dias que sua publicação será impulsionada ou então em relação a quantidade de vezes que seu anúncio foi acessado, como ocorre no Google.

Caso você não saiba como anunciar sua empresa no Google ou nas redes sociais, procure por ajuda profissional para aprimorar ainda mais a sua divulgação online. Atualmente existem vários profissionais e até mesmo agências de marketing que cuidam do gerenciamento de redes sociais e dos anúncios realizados no Google.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.