Marketing para Empresas de Serviços: dicas para captar clientes

É muito provável que você já tenha ouvido falar que o marketing é algo essencial para os negócios, ou melhor dizendo, a alma do negócio. Porém, podemos dizer que não são todos os empreendimentos que necessitam de uma estratégia de marketing extremamente competitiva para impulsioná-lo, basta fazer a lição de casa do modo mais simples e eficaz possível que também dá  certo.

Todas as empresa possuem circunstâncias diferentes que levam a diferentes estratégias de marketing. Empresas prestadoras de serviço seguem um planejamento diferente do marketing que envolve um produto em específico de uma grande marca. Propaganda de Eletricista: divulgar seus serviços e atrair clientes (Online e Off)

Neste artigo, vamos explicar essas peculiaridades e deixar claro a diferença no plano de marketing voltado para empresa de serviço. Você também irá presenciar dicas valiosas sobre o marketing para empresas de serviço e como ele pode ser utilizado em sua empresa. Continue ligado nestas importantes dicas e aprimore desde já sua estratégia de marketing. Caso você ainda não possua uma, fique atento a essas dicas valiosas e veja como fazer usá-las desde já.

Diversos serviços

Setor de serviços

O setor de serviço é um dos grandes responsáveis por movimentar a economia do país. Sem dúvidas o seu patamar de geração de empregos e de receitas é fundamental para o desenvolvimento de nosso país. Mas é importante entendermos que o setor de serviços é diferente do setor de comércio.

Esses dois setores tendem a ser impulsionados um pelo outro em diversos momentos com empresas que oferecem produtos e serviços simultâneamente, mas no final o que prevalece é a natureza de cada setor.

Em vista disso, é certo afirmar que as práticas utilizadas por um provedor de produtos não será eficiente para um provedor de serviços, isso porque a abordagem flui diferente. Uma empresa prestadora de serviços deve convencer seus clientes com práticas específicas que irão corroborar a necessidade do serviço para o cliente e a qualidade da mão de obra oferecida.

Sabendo disso, todo empreendedor dono de um negócio prestador de serviços deve olhar para o horizonte de oportunidades de um ângulo propício às abordagens desenvolvidas para este setor, inclusive as estratégias de marketing.

Como funciona o marketing em serviços?

É extremamente fácil diferenciarmos a compra de um produto da aquisição de um serviço. Mas, você sabe identificar o conceito de produtos do conceito de serviços? Ainda que sabemos definir sem mais delongas a diferença de um produto e de um serviço, definir em pormenores esses dois conceitos é um pouco mais complicado.

Fique sabendo que para as estratégias de marketing isso também é um pouco mais complicado do que parece. Esse é um desafio que também se aplica ao mundo do marketing. Dicas para Prestador de Serviços atrair clientes pela internet: Google, SEO e Marketing

Isso acontece porque um mesmo produto pode assumir diferentes utilidades, ainda mais quando existe opções e objetivos diferentes de um mesmo serviço oferecido. Existem os diferentes critérios de contratação de um serviço em específico, a forte concorrência entre empresas prestadoras de serviço no mesmo segmento, além de outras características peculiares deste tipo de estratégia de marketing. Diante de diversas variáveis, o marketing pensado para empresas prestadoras de serviço é extremamente fundamental para que essas empresas não fiquem a mercê da sorte em conquistar novos clientes.

Diferente do que foi dito no início deste artigo, que algumas empresas não necessitam de uma estratégia de marketing profissional para impulsioná-las, as empresas envolvidas com o setor de serviços necessitam disso para expandirem com eficiência no mercado. Por exemplo, quando você vai em um supermercado e encontra diversos produtos para o dia a dia, você estica a mão até a gôndola e coloca no carrinho os produtos que são do seu interesse.

Em relação ao serviços, o produto só pode ser observado de perto pelo cliente através de uma degustação ou por meio da propagando direta ou indireta. Desta forma, logo a seguir vamos demonstrar três pontos importantíssimos para a formação de uma estratégia de marketing para empresas de serviços:

1 – Importância do produto

Eu sei que você deve estar se perguntando, são pontos importantes sobre marketing para empresas de serviços, então por que a importância do produto? Soa estranho isso, mas você deve saber que todo serviço é um produto. Ou seja, o serviço em si é o produto que sua empresa se prontifica a oferecer ao cliente, algo que irá agregar valor ao cliente após a execução completa de todos os processos. Portanto, tenha esse produto bem definido em sua mente, pois será em cima dele que a estratégia de marketing será construída.

Um exemplo do que estamos falando é: imagine uma empresa especializada em manutenção elétrica, ela oferece a perspectiva de uma rede elétrica funcionando 100% após seus serviços serem contratados. O produto desta empresa é a parte elétrica de um equipamento, residência, automóvel, dentre outros, que irá trazer qualidade e funcionalidade para o cliente.

2 – Saiba trabalhar o preço

O preço cobrado pelo seu serviço é extremamente fundamental para as estratégias de marketing que serão elaboradas. Mas, chegar a um preço assertivo é um grande desafio, pois as variáveis dificultam isso. Dependendo do segmento que a empresa prestadora de serviços segue essa dificuldade pode ser ainda maior, pois podem existir muitas tarefas que despendem gastos e perspectivas de valores a serem cobrados dos clientes diferentes, aliás, bem diferentes.

Neste caso, estabeleça um padrão de preços que esteja de acordo com o mercado, de acordo com o tempo despendido com os serviços prestados e de acordo com toda a qualificação necessária diante dos elementos que são relevantes. Isso fará você estar ajustado com o mercado e a estratégia de marketing será mais integral aos interesses do cliente, que espera um bom serviço por um preço justo.

3- Processo de combinação dos tópicos 1 e 2 na estratégia

O processo que irá unificar o tipo de produto com o preço cobrado do consumidor final ou no B2B será a chave para a criação de sua estratégia de marketing vencedora. Faça com que esse processo seja bem estruturado desde o início, visando os pontos fortes do seu produto (serviço) e o preço cobrado por ele, buscando elaborar uma estratégia com mensagens e linguagem que atinjam o seu público alvo e persona. A comunicação entre o seu cliente em potencial e os serviços prestados por você deve ser clara e objetiva.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.