Marketing para laboratórios de exames e análises clínicas: SEO e Digital

A ampla divulgação de serviços de saúde tem feito com que laboratórios de análises clínicas sejam cada vez mais procurados, principalmente na internet. O marketing digital é uma das principais estratégias para quem tem um laboratório de análise clínica e deseja se destacar de seus concorrentes. Há ainda outras estratégias que contribuem para que o negócio seja ainda mais procurado.

Pensando nisso, reunimos as principais dicas de marketing para laboratórios de análises clínicas, com estratégias comuns de marketing. Confira todas essas dicas a seguir e coloque elas em prática hoje mesmo.

banner marketing para laboratórios

1. Cuide do laboratório

Um laboratório de análise clínica organizado, limpo e decorado, é muito mais interessante para os pacientes. Essa dica na verdade é algo fundamental para qualquer negócio, pois o visual do estabelecimento conta muito para a opinião dos visitantes. Por isso, o ideal é que todos os ambientes do laboratório atendam a esses requisitos, principalmente na recepção, o local onde os visitantes mais permanecem no laboratório.

Em todos esses ambientes você ainda pode explorar aromas suaves, iluminação natural, itens decorativos, entre outros itens deste tipo. Por ser um laboratório de análises clínicas, muitas pessoas procuram o seu estabelecimento para coleta de sangue e em alguns casos, é exigido jejum de algumas horas. Sendo assim, é fundamental que você ofereça alimentos para seus visitantes ao final da coleta. O ideal é que seja algo fácil de servir, como biscoitos, chá e café. Isso já fará uma grande diferença no marketing do seu laboratório.

2. Use tecnologias para diferenciar o seu atendimento

Sabe quando você consegue ver o resultado de um exame na internet poucas horas depois de fazer a coleta? Muitas pessoas procuram laboratórios específicos justamente por causa desse serviço. Poder saber o resultado de um exame no mesmo dia ou em poucos dias através da internet é algo revolucionário para muitas pessoas.

Esse tipo de tecnologia é bastante simples e pode ser utilizada por qualquer laboratório de análises clínicas. Além de resultados de exames pela internet, você pode utilizar outras tecnologias para melhorar o atendimento do seu laboratório, como softwares mais modernos, equipamentos com tecnologias recentes, entre outras formas de usar a tecnologia ao favor do atendimento.

3. Use as redes sociais

Divulgar nas redes sociais é uma das principais estratégias de marketing digital. Isso porque muitas pessoas utilizam as redes sociais. Sendo assim, essa é uma ótima forma de alcançar o seu público-alvo de forma mais dinâmica mostrando que seu laboratório de análises clínicas também é digital e por isso pode ser encontrado nas redes sociais. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

Para apostar nesta estratégia, use as principais redes sociais e trabalhe duro nelas. Indicamos o Facebook e o Instagram, por serem as redes sociais com maior volume de publicações e usuários em todo o mundo. Além disso, as duas redes sociais contam com várias funcionalidades que são muito úteis para quem quer divulgar um negócio.

Ao criar um perfil para sua empresa em uma rede social, você precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é os critérios de divulgação para um laboratório de análises clínicas na internet. Lembre-se que muitos dos serviços oferecidos no laboratório envolvem profissionais da área da saúde, por isso, você não deve de maneira alguma infringir as regras de divulgação de cada profissional.

Sendo assim, sempre que for divulgar a empresa dê preferência por publicações informativas, com conteúdos que realmente agregam valor para os seguidores. Aliás, essa é uma questão bastante importante. Os conteúdos postados devem sempre ser pensados no público-alvo com o intuito de informar as pessoas, em vez de apenas divulgar o laboratório.

Botões de redes sociais
Botões de redes sociais

4. Crie um site para o laboratório

Lembra que comentamos sobre ver resultados de exame na internet? Para fazer isso dar certo você precisará investir em um site para o seu laboratório. Além dessa questão, o site é fundamental para muitas estratégias de marketing digital. Por isso, aposte neste item em sua divulgação online. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

Um site de qualidade deve ser responsivo, com layout intuitivo e bastante informativo. O ideal é que informações como dados de contato, endereço e abas para marcar exames sejam de fácil acesso. Você pode ainda incluir um blog em seu site para trazer o público que pesquisa na internet ao seu laboratório. Pense só no volume de pesquisas diárias em torno de vários exames nos buscadores online? Agora imagine essas pessoas chegando até o site do seu laboratório! O que um Site Médico precisa ter?

Essa é a ideia! Gerar tráfego a partir de conteúdos interessantes. Mas para isso, será preciso utilizar o marketing de conteúdo em suas ações de divulgação.

5. Use o marketing de conteúdo

Na internet os conteúdos de qualidade são muito importantes para a divulgação. Por isso, você deverá apostar no marketing de conteúdo para divulgar o seu laboratório na internet. O marketing de conteúdo são as ações de marketing voltadas exclusivamente para a produção de conteúdos relevantes. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Pense na seguinte questão: seu público quer entender como funcionam certos exames, quanto custa e quais são os possíveis resultados. Se ele não encontrar essas informações nas suas redes sociais ou site, ele simplesmente procurará por outro laboratório que faça isso. Por isso, é fundamental que você dê informações relevantes para as pesquisas dos usuários da internet.

É por isso que para utilizar o marketing de conteúdo é preciso primeiramente estudar o público-alvo. Com base nas informações do público-alvo você poderá criar pautas para finalmente criar publicações relevantes, como artigos que respondam dúvidas do público-alvo, vídeos com informações interessantes, curiosidades ou novidades, entre outras formas de publicações que são relevantes para os usuários.

Dicas extras

  • Use técnicas de SEO para otimizar o site;
  • Aposte no SEO local para divulgar seu laboratório;
  • Use ferramentas como o Google Meu Negócio;
  • Faça anúncios na internet;
  • Faça anúncios em revistas, jornais, rádio e televisão;
  • Use panfletos e cartão de visita para divulgar o laboratório;
  • Ofereça serviços e atendimento de qualidade;
  • Faça pacotes exclusivos e preços promocionais para clientes fiéis;
  • Conte com a divulgação boca a boca de seus clientes;
  • Ofereça benefícios em seu laboratório;
  • Mantenha a fachada e os ambientes internos sempre em ordem.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.