Marketing para Oftalmologistas: dicas para atrair mais pacientes oftalmologia

A maioria dos oftalmologistas e empresários donos de clínicas vêem o marketing apenas como propaganda para atrair novos pacientes. Uma melhor definição de marketing, no entanto, é qualquer ação que expanda suas atividades em uma direção desejada. Uma direção desejada pode incluir aumentar a receita, atrair novos pacientes, expandir sua presença em seu mercado (em seu segmento), introduzir novos serviços ou simplesmente automatizar sua atividade e alcançar o estilo de vida que você deseja.

Existem muitas maneiras de alcançar esses objetivos, mas descrevemos neste artigo algumas formas de buscar isso. Se você quiser comercializar seu consultório ou clínica de oftalmologia e melhorar sua reputação aos olhos de seus pacientes, aqui estão 7 dicas de marketing para oftalmologistas.

oftalmo realizando exame

1 – Trace um plano de marketing a médio e longo prazo

Um plano de marketing bem definido geralmente em um consultório de oftalmologia supera empresas que não possuem um plano. Pesquisas mostraram que o simples ato de anotar as metas aumenta a probabilidade de atingir essas metas em quase 40% (isso vale para todos os negócios).

Primeiro, você deve desenvolver suas metas a longo prazo, pois suas metas a curto prazo devem se enquadrar e apoiar seu plano a longo prazo. Uma dica, estabeleça metas para 1 ano e 5 anos. Neste caso, não tenha medo de sonhar alto, desde que o objetivo seja realista e alcançável, um desafio maior irá estimular sua equipe a alcançar mais e superar o desempenho. Marketing Médico Digital: veja dicas para atrair pacientes para seu consultório

No início de cada ano, faça uma revisão com sua equipe e estabeleça metas para o ano todo, sendo metas específicas, por exemplo, números de receita gerada, visitas de pacientes periodicamente, dentre outras. Faça com que todas essas metas sejam delineadas ao longo do caminho. Certifique-se de verificar com sua equipe e ver como você está progredindo em suas metas anuais com retrospectos trimestrais. Isso permitirá que sua prática de marketing para oftalmologista siga correções no meio do caminho, se necessário.

No final do ano, revise seu desempenho e estabeleça metas para o próximo ano, prestando atenção em como o desempenho do ano que passou se compara ao seu plano a longo prazo e onde sua estratégia encontra-se neste momento.

Como já dissemos anteriormente, suas metas devem seguir uma estrutura específica, mensurável, alcançável, realista e cronometrada.

2 – Contrate profissionais do ramo

Para uma estratégia de marketing a médio e longo prazo, faz sentido empregar optometristas e outros profissionais do segmento, como outros oftalmologistas. Isso acontece porque a construção de uma forte rede de referência se encaixa melhor em seus objetivos. Independentemente se a contratação de profissionais influenciará diretamente em sua estratégia de marketing, ter um plano de marketing para optometristas e oftalmologistas será um grande benefício. Sua situação específica determinará qual abordagem é a melhor para você.

3 – Transparência e comunicação

Geralmente seus pacientes estão ocupados e valorizam o tempo que possuem para uma consulta agendada. O agendamento é geralmente a função mais importante que a equipe do seu consultório atende, por isso, é vital garantir que os pacientes percebam por meio de sua transparência sua disponibilidade para atendê-los.

É claro que para atingir esse grau de transparência no agendamento dos pacientes será necessário planejamento de toda a equipe, mas as dicas a seguir irão ajudar você a entender isso e ter um ponto de partida em relação a esse ponto da estratégia:

  • Veja novos pacientes e encaminhamentos o mais rápido possível.
  • Veja os pacientes na hora e comunique-se claramente quando a consulta estiver atrasada.
  • Dê aos pacientes uma experiência prazerosa na sala de espera, pois isso ajudará a melhorar as avaliações e aumentará a satisfação do paciente.
  • Sempre fale com o paciente pelo nome e pergunte como ele está.

4 – Seja um líder em sua comunidade

Uma das técnicas de marketing mais bem sucedidas e muitas vezes ignorada por práticas que cresceram de forma muito industrial é ser uma autoridade naquilo que você faz em sua comunidade. Estratégias agressivas de marketing são importantes, e ter sua rede de médicos e funcionários alimentando essa indústria é vital para construir conexões e gerar receitas.

No entanto, a rede da indústria não é o único caminho a percorrer. Certificar-se de que sua estratégia é visível e ativa em sua comunidade, pois isso pode ajudar muito a aumentar a estatura e a reputação de sua clínica ou consultório.

5 – Mantenha seu nome visível nas mídias

Pesquisas apontam que são necessários uma média de sete visualizações positivas antes que um consumidor se familiarize e se sinta confortável com uma marca. Portanto, você deve garantir que seu nome como marca apareça em qualquer lugar que os pacientes possam observar.

No mínimo, isso significa garantir que você esteja visível na web, nos diretórios locais e nos serviços de listagem de médicos. Ser visualizado pelos pacientes em potencial ajudará a melhorar sua marca, e desta forma, as campanhas de publicidade local também podem ser bastante eficazes. O SEO local segue forte neste ponto da estratégia de marketing para oftalmologistas.

Além do nome profissional aparecer bem visível, você também deve destacar informações de contato e formas de conexão com seu consultório ou clínica de oftalmologia, incluindo seu endereço, número de telefone, site e identificadores de mídia social. Estes dados devem estar visíveis a cada comunicação estabelecida com seus pacientes.

www website

6 – Possua um excelente site

Em nossa sociedade sempre conectada, ter uma presença profissional na web é vital. Isso não é diferente para os oftalmologistas, pois entre 8 de cada 10 pacientes irão à internet para pesquisar os oftalmologistas antes de pegar o telefone ou fazer uma visita. O marketing digital é extremamente eficiente e deve ser englobado em sua estratégia principal, com parâmetros a médio e longo prazo. Logo abaixo seguem algumas dicas gerais:

  • Verifique se o site é responsivo e fica ótimo em todos os dispositivos.
  • Tenha informações de contato claras em todas as páginas.
  • Permita que os pacientes solicitem uma consulta com o toque de um botão.
  • Integre mídias sociais.
  • Use seu site como uma plataforma para alavancar provas sociais e críticas positivas.
  • Verifique se está hospedado e gerenciado de maneira segura.
  • Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

7 – Garanta uma ótima experiência para seu paciente

É mais provável que um paciente que tenha uma ótima experiência em sua clínica encaminhe outras pessoas de seu vínculo pessoal para você. Por isso, manter um compromisso com a qualidade é primordial para o seu sucesso como oftalmologista e garantir que sua estratégia de marketing funcione.

Proporcionar uma experiência excepcional ao paciente talvez seja uma das formas mais baratas e eficazes de marketing que você tem à sua disposição. Pode não ser “marketing” no sentido tradicional da palavra, mas recomendações pessoais e referências boca-a-boca podem ir longe.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.