Marketing para Psicólogos: veja nossas dicas, marketing digital e as regras

Divulgar um produto ou um serviço vai além das estratégias utilizadas por muitas empresas no país. Profissionais que atuam na prestação de serviço também podem se beneficiar de várias formas ao utilizar o marketing como aliado, como é o caso dos psicólogos, que podem alavancar o número de clientes com estratégias simples.

Para utilizar essas estratégias não é preciso de conhecimento técnico sobre o assunto. Existem várias ações simples que podem fazer toda a diferença na divulgação do serviço de psicólogos. Ficou curioso para descobrir? Então acompanhe esse post até o final para conferir todas as nossas dicas de como utilizar o marketing para atrair mais clientes. Marketing Digital para Consultórios Médicos

 

Definição de marketing

Quem não é da área de marketing pode achar que esse termo em inglês é muito complexo ou que ele não deve ser tão significante para sua profissão. No entanto, essas duas afirmações estão incorretas. O marketing é um conjunto de ações muito simples de entender, sendo que a sua importância se aplica a empresas, vendas de produtos e até mesmo a prestação de serviço.

A definição desse termo é dada como um conceito de várias ações realizadas para que consumidores sejam atraídos facilmente. Dentro do marketing, há várias ações que podem proporcionar resultados diferentes. O termo passou a ser utilizado há pouco tempo, mas muitas das estratégias de marketing já existiam há muitos anos.

Sabe aquela promoção imperdível de algo que você não precisa, mas quer comprar porque sabe que irá acabar logo? Então, isso é uma das ações mais utilizadas, principalmente por comerciantes. No entanto, ações como essa são vistas como ultrapassadas atualmente, considerando que o marketing tem evoluído muito para conceitos digitais.

Por isso, os especialistas em marketing definem as estratégias entre convencionais e digitais, sendo que ambas as modalidades podem oferecer diversos aspectos interessantes para qualquer profissional. Em se tratando da profissão de psicólogo, falaremos várias dicas para quem deseja explorar tanto o marketing convencional quanto o digital.

Sendo assim, confira primeiramente algumas dicas para utilizar o marketing convencional e atrair mais clientes.

 

1. Entenda as normas de marketing para psicólogos

Diferente de muitas profissões, quem é psicólogo sabe que há várias normas para a divulgação de seu serviço. Essas normas são previstas pelo Conselho Federal de Psicologia, que determina regras que devem ser seguidas para divulgar o serviço de psicologia. Essas regras especificam os seguintes aspectos:

  • Preços não devem ser divulgados como uma forma de propaganda;
  • Atividades que utilizam unicamente a autopromoção não devem ser feitas por psicólogos;
  • Técnicas não regulamentadas pelo CFP não devem ser propostas;
  • Número de inscrição do profissional deve aparecer em todas as formas de propaganda.

Agora que você já sabe das regras, será muito mais fácil colocar em prática as ações de marketing que irão atrair mais clientes em seu consultório.

 

2. Conheça seu público-alvo

O marketing é um tipo de ciência que estuda o comportamento dos consumidores em relação as diferentes ações realizadas. Por isso, antes de qualquer coisa o psicólogo deve estudar quem é seu público-alvo, proporcionando uma descrição detalhada com características físicas, emocionais, intelectuais, socioeconômicas, faixa etária, dentre outras.

Por exemplo, se você atua com psicologia infantil, certamente seu público-alvo são as crianças dentro de uma determinada faixa etária. Se você é especialista em traumas, seu público-alvo deve ser pessoas que já passaram por algum tipo de trauma.

Essas são descrições bastante vagas, você deve especificar melhor seu público-alvo adicionando classe econômica, nível de escolaridade, dentre tantas outras características. Quanto maior é o filtro que você desenvolve para seu público-alvo maior é o alcance das ações de marketing executadas para atrair clientes.

 

3. Invista em seu cliente

Uma das ações mais simples de marketing é investir na qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Se o cliente sai satisfeito do consultório, ele possivelmente indicará você para pessoas que estão passando por algum problema. Isso é fato para qualquer um que mostre um trabalho de qualidade.

Sendo assim, vale muito a pena ser um bom psicólogo. Além de poder ajudar as pessoas com seus problemas, esse atendimento diferencial é o que tornará seu trabalho muito mais valorizado entre seus clientes. Para fazer isso basta que você seja sempre educado, ofereça conforto quando seu cliente estiver no consultório, mostre conhecimento técnico sobre o problema em discussão e acima de tudo pratique sempre os valores da sua profissão.

 

4. Tenha material de divulgação

Embora muitos clientes possam ser encontrados na internet, você também deve utilizar mecanismos de marketing tidos como convencionais, como é o caso do material impresso para divulgação.

Esse material deve ser elaborado em gráfica de acordo com as características que você deseja passar para o cliente. Um desses materiais que é extremamente importante é o cartão de visita, que deve estar disponível sempre em seu consultório para que os clientes possam contatar você a qualquer momento.

Nesse caso, vale a pena também investir em panfletos, anúncios em jornais e revistas locais. Para fazer esse tipo de anúncio, você pode consultar os jornais e revistas da sua região e criar uma propaganda bem simples que destaque principalmente os serviço e os dados de contato.

Outra ótima opção é elaborar uma boa quantidade de panfletos e criar parcerias com outros profissionais ou estabelecimentos. Por exemplo, você pode conversar com alguns hospitais e clínicas para deixar panfletos na recepção. Dessa forma, seu nome será facilmente encontrado por muitas pessoas.

 

5. Utilize os canais de mídia

Agora, se você pretende investir um pouco mais na divulgação do seu trabalho como psicólogo, procure por rádios e emissoras de TV da sua região. Nesse caso, já que você deseja investir em algo com maior alcance é importante contrate profissionais para a elaboração do seu anúncio, pois o anúncio deve passar um aspecto de profissionalismo.

Lembrando que tudo isso será feito a um custo, podendo ser um pouco maior que as demais formas de marketing convencional. Nas rádios, invista em uma divulgação curta que seja memorável. Frases curtas que são facilmente lembradas são as melhores propagandas para esse meio de divulgação.

 

Como usar a internet para alavancar o negócio (marketing digital)

Além do marketing convencional todo psicólogo deve investir nos meios digitais para divulgar seu serviço. Essa forma de divulgar um trabalho está entre as mais fáceis e simples, sendo necessário em alguns casos apenas um dispositivo e uma conexão com internet. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Com um smartphone você poderá divulgar seu trabalho de várias formas, basta que você encontre os mecanismos certos. Confira a seguir algumas dicas de divulgação na internet que poderão alavancar seu negócio:

 

1. Redes sociais

Se você quer ser encontrado não tem lugar melhor para divulgar o seu serviço do que nas redes sociais. Com um perfil atrativo e profissional, os usuários da rede social saberão quem você é e que tipo de serviço você oferece. Nesse caso, você poderá explorar o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, e muitas outras redes sociais.

Em cada rede social, é interessante que você integre seus outros perfis para otimizar as buscas dos usuários em relação ao seu trabalho. Mas além de ter um perfil profissional, você deve sempre oferecer algo interessante para seus clientes, como conteúdos informativos.

Em vez de divulgar todos os dias suas informações de contato, endereço e os serviços oferecidos, mostre que você tem muito a oferecer para os usuários que te acompanham. Muitas vezes os usuários não se tornaram clientes, mas eles irão te acompanhar por muito tempo na rede social tendo você como uma autoridade no assunto.

Por isso, faça post sobre assuntos interessantes que sejam relativos a sua profissão. Por exemplo, se você é psicólogo infantil especializado em desenvolvimento, fale sobre problemas emocionais que atrapalham o desenvolvimento infantil, doenças que podem afetar o emocional das crianças, como estimular o desenvolvimento intelectual na infância, dentre tantos outros assuntos desse tipo.

 

2. Site

Se você acha que as redes sociais é a única forma de estar na internet, saiba que isso não é verdade. Ter um site ainda é uma ótima oportunidade de divulgar seu trabalho. Mas é importante saber gerar tráfego para seu site, pois senão ele não será encontrado na internet.Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Essa divulgação do site pode ocorrer de várias formas, podendo ser feito pelas redes sociais ou através de conteúdos de qualidade. Se você divulga conteúdos interessantes em seu site, as pessoas poderão te encontrar fazendo uma busca no Google.

Nesse caso, é interessante que você estude um pouco sobre o assunto ou contrate um profissional para gerenciar suas postagens, pois elas devem ser feitas com o máximo de otimização para que os mecanismos de busca identifiquem o seu site.

 

3. Anúncios

Outra forma de divulgação que possui um baixo custo e um alto retorno são os anúncios na internet. Você poderá criar anúncios em redes sociais ou até mesmo no Google. Neste caso, basta que você tenha uma boa imagem e uma chamada atrativa para publicar o seu anúncio.

Ao criar um anúncio lembre-se sempre das regras do CRP e de divulgar seus dados para contato. Sendo assim, também é importante que você mantenha seus dados atualizados para que seus clientes te encontrem facilmente.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.