Como se tornar uma autoridade no nicho Médico: dicas e sugestões

O sonho de qualquer profissional é ser valorizado, respeitado e requisitado por aquilo que ele oferece em seus serviços profissionais. Para quem é da área da saúde, chegar a esse patamar é mais do que satisfatório, mas sim necessário para se manter no mercado de trabalho diante de tanta competição entre profissionais deste mesmo nicho.

Se você é médico ou atua de outra forma no nicho médico e deseja se tornar uma autoridade nesta área, saiba que há várias etapas para chegar a este resultado. Quer saber quais são essas etapas? Então confira este post até o final e veja como se tornar uma autoridade no nicho médico.

Médicos autoridade

1. Escolha um nicho da área médica

Se tornar autoridade em algo envolve focar seu trabalho em determinada área. Não importa os serviços que você oferece ou o conhecimento que você já possui, a sua autoridade se concretizará se você for referência em determinado assunto. Por isso, é importante que você escolha um nicho para se destacar entre os profissionais que também oferecem os mesmos serviços que você.

Mesmo que você segmente seu negócio, você ainda poderá oferecer serviços que estejam fora do seu nicho. Mas você não precisa temer em investir nesta estratégia, pois ao focar em determinado nicho seu público-alvo será atingido mais facilmente, o que será convertido em muito mais clientes para sua clínica ou consultório.

Quer um exemplo de nicho na área médica? Um endocrinologista pode, por exemplo, focar em nichos como diabetes, osteoporose, obesidade, hirsutismo, distúrbios da puberdade, andropausa, doenças da hipófise, distúrbios menstruais, entre tantos outros nichos. Isso não significa que o profissional não atenderá casos de obesidade, caso escolha hirsutismo como nicho de mercado. Mas o fato dele focar em um certo nicho permitirá que seu público-alvo o identifique como o “médico que entende sobre hirsutismo”.

É essa referência que tornará você uma autoridade no nicho médico. Uma dica interessante, para escolher o nicho, é apostar naquilo que você mais gosta de falar ou tratar em sua clínica ou consultório. Escolha o nicho mais aliado com o que você gosta de fazer e aposte nesta estratégia.

2. Conheça seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é mais do que deixar claro que atende crianças, homens ou mulheres. É preciso conhecer a fundo várias características do seu público-alvo, tais como, faixa etária, costumes, dificuldades, sonhos, características físicas, emocionais e intelectuais, características demográficas, classe social, entre outros aspectos desse tipo.

São essas características que permitirá a você construir uma persona detalhada, ou seja, construir a imagem de uma pessoa fictícia que teria total interesse pelos seus serviços. É com base nessas informações que você poderá estruturar e planejar diversas ações de marketing para se destacar como autoridade em seu nicho médico.

acertando no alvo

3. Use canais de comunicação

Mais do que estudar e focar em um nicho médico, você deve se comunicar com seu público-alvo. Afinal, como ele saberá que você é um médico renomado se ainda não te conhece? Por isso, você precisa criar diversas estratégias de comunicação para chegar até o seu público-alvo.

Os meios de comunicação disponíveis para isso são muitos, principalmente se você focar na internet como meio de divulgação. Na internet, você pode se comunicar com seu público-alvo através de site, redes sociais, palestras online, lives, vídeos no Youtube, anúncios patrocinados, postagens, entre outros canais de divulgação.

Nas redes sociais, o mais interessante é que você utilize o Facebook e o Instagram para suas divulgações. Embora existam várias redes sociais, essas são as principais com maior volume de usuários e negócios divulgados. Além disso, ambas as redes sociais oferecem condições específicas para quem quer divulgar um produto ou serviço.

Mas não foque apenas nas redes sociais, você deve ter vários canais para se comunicar com seu público-alvo. Ter um site é de grande importância, pois é a partir desta página na web que você consegue direcionar seu público-alvo para ações específicas, como marcar consultas, entrar em contato, entre outras ações.

4. Faça um cronograma editorial

Saber o que, quando e onde você irá divulgar cada conteúdo é fundamental para suas estratégias de marketing. Por isso, você deve elaborar um cronograma editorial para as postagens do seu conteúdo.

Em relação a periodicidade, você deve manter um certo padrão, por exemplo, dois vídeos por semana no Youtube, três postagens semanais no Facebook e uma foto por dia no Instagram. Esse é apenas um exemplo de cronograma, você deve realizar o cronograma de acordo com os canais de divulgação que você irá utilizar, assim como os tipos de conteúdos que você pretende postar.

Para montar seu cronograma, considere os canais de divulgação e os conteúdos mais interessantes para seu público-alvo. Depois elabora quando e onde cada conteúdo será postado ao longo de um mês. Faça isso constantemente para que você tenha sempre conteúdos para postar e assuntos para abordar entre seus leitores e seguidores na internet.

5. Seja ético e profissional sempre

Quando um profissional se torna autoridade em determinado assunto, ele também se torna líder. Com a liderança vem uma grande responsabilidade, por isso, você deve ter bastante cuidado com suas postagens e com o que diz para seu público-alvo, pois isso poderá influenciar diretamente a vida dele.

Por exemplo, se você diz para seu público-alvo que o açúcar não é o vilão do diabetes, considere que essas pessoas passarão a acreditar nisso e poderão ter sérias complicações por sua causa. Por isso, você deve ser sempre ético e profissional em tudo que disser e fizer, pois isso afetará a vida de outras pessoas.

Antes de qualquer benefício para você, é sempre importante pensar que estará ajudando pessoas ao se tornar uma autoridade em determinado assunto. Você deve focar primeiramente em levar informações para muitas pessoas, e só depois traga isso como benefício para a sua carreira profissional.

Por isso, planeje suas ações com cuidado, mas sem deixar seus princípios de lado. Seguindo estas dicas com ética profissional e respeito com seus pacientes você se tornará em pouco tempo autoridade no nicho médico escolhido.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.