Como um Médico deve utilizar as redes sociais de forma correta

Manter-se conectado é essencial para qualquer profissional nos dias de hoje. Os médicos são profissionais que precisam estar conectados e manter um contato com o público da internet. Aliás, esse é um dos públicos que mais crescem ano após ano, principalmente nas redes sociais. O contato que um médico estabelece por meio das redes sociais eleva o relacionamento com seus pacientes e gera mais receitas.

Neste artigo vamos falar sobre a importância de um médico estar conectado e como utilizar as redes sociais de forma correta. Qual a forma correta de otimizar o marketing médico através das redes sociais mais utilizadas pelos usuários atualmente. Veja dicas importantes que podem elevar seu número de consultas e criar um vínculo mais forte entre você e seus clientes. Confira tudo isso a seguir.

Logos de Redes Sociais

Não crie conteúdos se não estiver bem para isso

É extremamente importante ser uma pessoa profissional em cada palavra dita por você na internet. Se você resolveu escrever ou gravar algo em um dia ruim, com preocupações e diversos problemas que roubam sua atenção, não faça! Se você estiver contaminado por problemas que roubam sua atenção e seu discernimento com as palavras, isso pode ter um efeito negativo para sua imagem. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

Criar um conteúdo de texto ou gravar algo para o Youtube sem estar bem fisicamente ou mentalmente para abordar, informar ou opinar sobre algo é prejudicial para sua imagem. Portanto, se você tem um cronograma de criação de conteúdo a seguir, mas o dia não é bom para fazer isso, não faça, e procure algo com menos exposição na internet para fazer.

Planeje bem os conteúdos que serão postados

Nas redes sociais você está exposto aos olhos e opiniões dos usuários que chegam até você. O julgamento das pessoas que te acompanham ou que acabaram de te conhecer é uma forte característica das redes sociais. Desta forma, faça um planejamento profissional e científico de todos os dados que você apresentar. Planeje e elabore conteúdos que estejam de acordo com sua especialidade médica e dentro das regras do CFM (Conselho Federal de Medicina). O Feedback do seu público-alvo é algo importante e deve ser trabalhado da melhor forma possível.

Mesmo estando bem, não se exponha muito

Semelhante ao fato de estar mal e postar conteúdos precipitados nas redes sociais, é estar bem e exagerar nas coisas. O risco de se expor de mais pode gerar um efeito contrário para o marketing digital e imagem do profissional. Tome cuidado para não ser vaidoso e deixar que a fama acabe corrompendo o seu maior objetivo, que é de ajudar as pessoas. Para evitar isso, seja alinhado sempre com sua maior proposta e tome cuidado em cada postagem ou comentário respondido nas redes sociais.

Otimize nas redes sociais

Utilize técnicas de otimização que funcionam bem para cada rede social. É importante lembrarmos que as regras de divulgação de um conteúdo são diferentes para o Google e o Facebook, por exemplo. Cada rede social tem seus critérios e parâmetros próprios que destacam ou não um conteúdo postado.

Neste caso, as regras de otimização do Google são diferentes nas redes sociais, pois os algoritmos utilizados são diferentes. Por exemplo, a melhor forma de você otimizar uma postagem no Facebook é por meio do direcionamento pago. Porém, nunca deixe de utilizar palavras-chaves em conteúdos de texto, descrição de conteúdos e layout de sua página, pois a estratégia de palavras-chave costuma dar certo em todos os ambientes online.

Qualidade em primeiro lugar

Independente de onde você pretende fazer a postagem de um conteúdo ligado ao seu negócio, preze pela qualidade sempre. A qualidade em conteúdo de texto é observada na ortografia, no estilo e nas informações passadas. Um médico é um profissional estudioso e dedicado, pois só assim consegue se formar. Caso decida contratar alguém para elaborar conteúdos escritos que serão postados nas redes sociais, certifique-se de que o redator contratado sabe o que está fazendo.

Imagens são essenciais

As fotos e todo o tipo de imagens que estejam de acordo com as regras do CFM podem ilustrar suas páginas nas redes sociais. Utilize infográficos com bastante informação sobre doenças, procedimentos e cuidados com a saúde. Dê preferência por imagens simples e informativas.

Perfil profissional e pessoal

Se você quiser publicar sobre coisas pessoais nas redes sociais, faça isso em uma conta separada de seu perfil profissional. É comum que um médico ou outros profissionais tenham um espaço dedicado ao profissional e outro ao pessoal. Nas redes sociais esse espaço deve ser respeitado e seguido a risca. Então, caso sinta a necessidade de falar sobre futebol, arte ou política, por exemplo, faça isso em um perfil de usuário comum.

Foque em seu perfil profissional

Utilize as redes sociais como meio de expandir e levar ajuda para as pessoas. A cada informação prestativa, você pode estar fazendo pessoas refletirem mais sobre aquele assunto. As pessoas irão pensar em algo que leram, ouviram ou assistiram postado por você nas redes sociais e a partir daí vão a procura de um médico. Esse é ciclo de marketing digital importante para as pessoas e para o profissional.

Esteja sempre atualizado

Os médicos devem sempre estar atualizados com sua especialidade e nas redes sociais. Inclua assuntos atuais e pesquisas recentes relevantes em suas redes sociais. Lembre-se de sempre manter seus dados de contato e endereço de seu consultório atualizados. Estar sempre atualizado é algo muito bem visto pelas pessoas nas redes sociais e demonstra o interesse do médico pelo que faz.

Fale para o seu público-alvo

Foque em conteúdos feitos especialmente para o seu público-alvo. A melhor forma de fazer isso é conhecendo quem são essas pessoas, quais são seus hábitos e o que elas procuram em sua página. Lembre-se de que em primeiro lugar sua página deve informar e ajudar as pessoas, e em seguida deve converter usuários em clientes. Direcione seus esforços para conteúdos que irão atrair um tráfego elevado de pessoas em suas páginas, porém, poste somente conteúdo de acordo com sua especialidade médica e que atenda as necessidades de seu público mais fiel.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.