Como preparar seu site para a pesquisa por voz no Google: OK! Google

Quando o Google estreou pela primeira vez o aplicativo de pesquisa por voz do iPhone em 2008, o aplicativo estava longe de ser perfeito. Ao longo dos anos, este aplicativo tornou-se mais preciso e humano. As estatísticas revelam que a taxa de precisão de identificação do Google atualmente é superior a 95%.

As pessoas gostam de uma resposta imediata ao procurar por algo na internet. Embora ao digitar uma pergunta na barra de pesquisa seja rápido, apenas conversar com o gadget e obter resultados semelhantes é ainda mais rápido. Normalmente, um indivíduo pode digitar cerca de 40 palavras por minuto e falar aproximadamente 150 palavras por minuto. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Se você possui um site, é uma excelente ideia começar a considerar métodos para otimizar seu site para pesquisa por voz com a ajuda de um profissional. De acordo com a ComScore, 50% das buscas dos usuários serão feitas desta maneira até o ano de 2020. Dito isso, veja como preparar seu site para pesquisa por voz no Google.

imagem OK Google - pesquisa por voz

1. Pesquise por palavras-chave

As palavras-chave têm sido vitais para a otimização de mecanismos de busca. Mas as palavras-chave por voz de SEO geralmente não são as mesmas utilizadas em pesquisas por digitação. Para entender essa relação, pense em como você faria uma consulta ao Google digitando. Se você deseja saber sobre os horários de abertura de um determinado estabelecimento, você simplesmente digita: horário de abertura da loja Magazine Luiza. Mas com a fala, é mais natural afirmar: ok, Google. Que horas abre a loja Magazine Luiza?

As palavras-chave long tails são um dos elementos necessários para a otimização da pesquisa por voz. Os gadgets inspiram um tom mais amigável, por isso, é natural que as pessoas se envolvam com a tecnologia como se fosse um indivíduo. E isso significa que as palavras-chave geralmente são expressas como consultas. Para utilizar esse conceito em seu site, você precisa pensar na frase de pesquisa que as pessoas podem utilizar. Você pode transformar essas palavras-chave em respostas a seu site. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

2. Faça uma página de perguntas frequentes

A página de perguntas frequentes permite que você crie palavras-chave adicionais do tipo long tails para o seu conteúdo. Estude as principais perguntas em torno da sua área de trabalho. Por exemplo, se você é um especialista em fotografia, muitas vezes você pode ser questionado da seguinte forma: quanto custa um trabalho de fotografia profissional? O que está incluído no serviço de fotografia? É preciso levar roupas para produzir um álbum fotográfico? Entre outras questões deste tipo que você responde constantemente.

Essas buscas por perguntas frequentes são incrivelmente úteis para um site. Através dessas questões que você já está mais do que habituado a responder, é possível informar os visitantes do seu site juntamente com a utilização de palavras-chave do tipo long tails. Além disso, as perguntas frequentes oferecem conteúdo útil para um site.

banner escrito FAQ

3. Trabalhe o SEO Local

Várias pesquisas por voz são para estatísticas sobre áreas que os usuários desejam visitar. Esta poderia ser uma pergunta específica, como “lugares de pizza em Roma“. Alternativamente, uma boa proposta para essa questão seria: quais são os lugares ideais para comer pizza em Roma? Nesta situação, a frase-chave ideal que vale a pena melhorar é a “lugares de pizzas em Roma“. Mas, se uma pessoa inserir algo mais impreciso, como de “Pizza perto de mim“, o Google irá imediatamente rastrear a localidade do pesquisador e fazer propostas para áreas próximas relevantes.

Perto de mim” é uma palavra-chave geral que você precisa lembrar sempre ao trabalhar o SEO Local. O algoritmo de pesquisa por voz do Google prosseguirá para as gravações comerciais do Google, que é onde a designação da sua marca precisa ser gravada e disponibilizada. Certifique-se de cadastrar o perfil da sua empresa em plataformas como o Google Meu Negócio, incluindo informações como dados de contato e endereço para que o Google recomende seu estabelecimento na pesquisa local.

4. Ajuste seu site para pesquisas em dispositivos móveis

Mais da metade das perguntas feitas aos buscadores online ocorrem através de dispositivos móveis. A tendência é de que esse número aumente ainda mais ao longo dos anos. Por isso, otimizar seu site para pesquisas em dispositivos móveis tem importância vital para incluir a pesquisa por voz em seu website. Existem alguns conceitos que você precisará considerar para obter uma otimização para dispositivos móveis. Veja quais são eles:

5. Torne seu site rápido

O tempo de carregamento do site no celular é muito importante. A página de resultados de pesquisa falada pode carregar praticamente duas vezes mais rápido que uma página de site. Portanto, você precisará dessa agilidade para manter os visitantes em seu site. O Google também incorpora a velocidade da página como um componente de rankeamento. Quanto mais veloz é o site, melhor seu rankeamento. Isso se tornará mais pertinente e essencial para seus clientes, pois facilitará que eles acessem seu negócio na internet.

6. Produzir conteúdos com long tails

Os usuários que utilizam a pesquisa por voz falam naturalmente quando fazem uma pesquisa na web. Eles estão falando com o que parece ser um amigo virtual. A maior parte das pesquisas por voz é extensa em comparação com as opções baseadas em texto. Elas são chamadas de palavras-chave de cauda longa ou long tails.

Você precisará disponibilizar esse tipo de palavra-chave em seu site para ter uma posição alta nas perguntas de pesquisa por voz. Felizmente para você, esse procedimento não custará uma grande reformulação dos seus conteúdos. Alguns ajustes simples dos seus conteúdos farão uma grande diferença nas pesquisas por voz através de dispositivos móveis.

A primeira coisa que você deverá fazer é produzir um post para o blog utilizando uma palavra-chave com baixo propósito comercial juntamente com a utilização das long tails. Geralmente, essas palavras resultam em uma frase com cinco a oito palavras que são facilmente pesquisadas por usuários sem interesse algum em comprar algo. Apontar essas palavras-chave de cauda longa é uma maneira notável de ser encontrado por pessoas que estão na fase de reconhecimento no funil de compras.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.