Dicas para Prestador de Serviços atrair clientes pela internet: Google, SEO e Marketing

Os profissionais que prestam qualquer tipo de serviço precisam utilizar estratégias de marketing para atrair clientes. Essas estratégias podem ir desde o marketing convencional até as ações digitais, que são as mais exploradas atualmente. O fato é que todo mundo um dia precisará utilizar ações de marketing, por isso é sempre bom conhecê-las.

Se você é prestador de serviço, continue a leitura até o final para descobrir como atrair clientes pela internet. Nós mostraremos quais ações você deverá realizar e como colocá-las em prática para divulgar seu serviço na internet. Confira tudo isso a seguir e várias outras dicas. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

ilustração de prestador de serviços

Marketing para prestadores de serviço

Quem presta um serviço precisa divulgar o seu trabalho para poder atrair clientes. É nesse momento que o marketing entra em ação e aparece como uma figura fundamental para qualquer divulgação. Sendo assim, é imprescindível que os prestadores de serviço conheçam as principais estratégias de marketing para divulgar seus serviços.

Dentre as estratégias mais utilizadas está o marketing digital, que é o conjunto de ações de marketing colocadas em prática na internet. Esta é uma ação de marketing muito eficiente, pois conta com um grande público, considerando que muitas pessoas possuem acesso a internet no Brasil atualmente. Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

Para quem presta serviço, é fundamental que sua divulgação alcance o público-alvo, principalmente local. Se você não faz ideia de como utilizar as ações do marketing digital para divulgar o seu serviço, veja a seguir todas as dicas que preparamos para você:

1. Entenda seu público-alvo

Antes de colocar em prática qualquer ação de marketing, é preciso planejar e entender, principalmente, como o seu público-alvo pensa. Nesse caso, você precisa ir além de suposições e fazer um verdadeiro levantamento estatístico de como o seu público-alvo se comporta, quais são suas características, interesses, hobbies e quais são os gatilhos mentais que mais os movem. Propaganda de Eletricista: divulgar seus serviços e atrair clientes (Online e Off)

Para chegar a todas essas conclusões comece detalhando um perfil de seu público-alvo. Faça isso utilizando questionamentos como: idade, classe social, nível de escolaridade, região onde mora, interesses, hobbies, características físicas, aspectos emocionais, entre outros itens que possam servir para detalhar seu público-alvo.

Com todas essas informações em mente você poderá avaliar quais são os gatilhos mentais que mais atraem o seu público-alvo. Por exemplo, se o seu público-alvo são pessoas da classe A, com grande poder aquisitivo, hobbies caros, nível escolar superior, entre outras características, é certo afirmar que a qualidade do que você irá oferecer é mais requisitado do que o preço em si.

2. Divulgue nas redes sociais

Comece sua divulgação pelas redes sociais. Se você não sabe qual utilizar, faça uma pesquisa com base nas características do seu público-alvo para determinar quais redes sociais são mais utilizadas por ele. De um modo geral, o Facebook e o Instagram são ótimas formas de divulgar qualquer serviço.

Você pode ainda escolher as principais plataformas de acordo com o tipo de serviço que você oferece. Por exemplo, se o seu trabalho é mais visual como o serviço de fotografia, web design, decoração de ambientes, arquitetura, paisagismo, pintura, entre outros desse tipo, as redes sociais que permitem divulgar bastante imagem são excelentes, como o Instagram e o Pinterest. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

Agora, se você não trabalha muito com o lado visual, o Facebook costuma dar mais certo para as divulgações. Isso porque ele permite fazer publicações com textos mais longos, o que é muito bom para informar seus seguidores e mantê-los atualizados sobre qualquer notícia de interesse do seu público-alvo.

Ainda assim, você pode criar um perfil em cada rede social, o mais importante é que você tenha conteúdos para postar em todos esses perfis, pois se não eles serão esquecidos por seu público-alvo. Uma dica, caso você crie vários perfis, use um logotipo ou uma foto sua para que seus seguidores possam te identificar entre as diferentes redes sociais.

Botões de redes sociais

3. Crie um canal no Youtube

Se você gosta de gravar vídeos, aproveite esse seu talento para divulgar os seus serviços. O seu canal no Youtube não precisa levar o nome do seu serviço, você pode simplesmente falar sobre esse serviço ao mostrar o seu dia a dia. Isso já será suficiente para que as pessoas sintam interesse em seu trabalho.

Ou então você pode fazer do seu canal uma ótima plataforma para oferecer dicas, tutoriais e muitos conteúdos interessantes para o seu público-alvo. Pense só na quantidade de pessoas que você pode ajudar com os seus conhecimentos, além de atrair clientes fazendo o que gosta.

Se você é daqueles que odeia aparecer em fotos e vídeos, não tem problema. É possível fazer bons conteúdos para o Youtube sem necessariamente aparecer nos vídeos. Você pode contar com um trabalho de edição mais profissional para produzir esse tipo de conteúdo.

4. Cadastre seu negócio no Google

Para quem presta um serviço, mas possui um endereço comercial, o Google Meu Negócio é uma das melhores plataformas para ser encontrado por seu público-alvo. Isso porque você poderá cadastrar o seu negócio, incluindo descrição dos seus serviços, endereço comercial, dados de contato e endereços web, tais como e-mail, perfis em redes sociais e site. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Dessa forma, sempre que um usuário do Google Maps se deparar com o seu negócio em determinada área do mapa saberá que é possível te contatar e ir até o seu estabelecimento para tirar dúvidas ou mesmo contratar o seu serviço. O melhor de tudo isso é que ao digitar o nome do seu negócio ou outras palavras-chaves dentro da região que você atua o seu negócio aparecerá em primeiro lugar como resposta da pesquisa. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

5. Crie um site para seu negócio

Criar um site é a primeira estratégia de muitas pessoas, mas ela só deve ser colocada em prática se você tiver ações em mente que serão úteis em seu site. Por exemplo, gerar Leads, entreter seus leitores com conteúdos, chamar os leitores para pedir orçamento ou conhecer seu estabelecimento, entre outras ações deste tipo.

Por isso, é fundamental que você tenha conteúdos para postar em seu site. Tanto nas redes sociais quando em seu site, faça um cronograma de publicações com bons conteúdos para atrair leitores que poderão se tornar clientes ou mesmo divulgar o seu trabalho de forma mais ampla.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.