Segredos para ter uma Clínica de Sucesso

Ter um empreendimento de sucesso é um dos principais objetivos dos empresários entre os mais variados ramos de negócio. Para quem tem uma clínica médica, odontológica ou até mesmo de estética, o sucesso é algo muito importante, principalmente quando ele reflete no tratamento dos pacientes. Plano de Negócio para Clínicas e Consultórios Médicos

Se você, assim como muitos empreendedores, almejam alcançar o sucesso com sua clínica, acompanhe este post até o final e descubra os segredos para ter uma clínica de sucesso. Além disso, veja todas as dicas que você pode colocar em prática para melhorar ainda mais a imagem da sua clínica.

sucesso de clínicas

Definição de uma clínica de sucesso

Antes de falarmos sobre os segredos para ter uma clínica de sucesso, é preciso entender o que seria uma clínica de sucesso. Muitas pessoas irão dizer que o sucesso de uma clínica se dá por uma grande movimentação de dinheiro ao longo de um determinado período. Por exemplo, se a clínica faz “X”de faturamento no mês ela pode ser considerada uma clínica de sucesso.

Na verdade, o sucesso é muito mais que isso. O faturamento mensal e anual são sim fatores importantes para essa análise, mas há outros fatores que também são importantes como a satisfação do cliente, engajamento do público-alvo, reconhecimento no mercado, entre outros pontos também importantes. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Para colocar qualquer ação em prática é preciso ter em mente que o sucesso é um reflexo de vários fatores positivos em um negócio. O faturamento sem a satisfação do cliente não é o mesmo que sucesso. Isso porque uma clínica pode ter um faturamento alto simplesmente por atuar em questões de necessidades, ou seja, os clientes só aparecem até aquele local porque não há outras opções melhores na região. Mas isso não tem nada a ver com sucesso.

Ter uma clínica de sucesso significa ter um bom faturamento, mesmo que o valor não seja tão alto, ter clientes fidelizados, atendimento de qualidade e serviços que proporcionam bem-estar aos pacientes.

Agora que tudo isso já foi definido, vamos a todos os segredos para ter uma clínica de sucesso!

1. Planejamento

O planejamento sozinho não tornará a sua clínica um sucesso, mas ele é um dos principais pilares para um negócio de sucesso. Por isso, toda clínica precisa contar com um bom plano de negócios para que o sucesso seja alcançado.

É nesta etapa do negócio que todas as ações serão planejadas dentre os mais variados setores, como financeiro, marketing, gerenciamento, recrutamento, departamento pessoal, entre outros. Planejar é essencial para que as ações sejam colocadas em prática de acordo com os resultados que se espera alcançar.

Além disso, com o planejamento é possível determinar valores que precisarão ser gastos com ações. Mas não pense que o planejamento deve se limitar ao início de uma clínica. Na verdade, é preciso planejar antes de colocar qualquer ação em prática, pois é através deste estudo que você criará uma base firme para a construção do seu sucesso empresarial.

2. Gerenciamento financeiro

Uma clínica sem um bom gerenciamento financeiro está condenada a falência em pouco tempo. Sabia que a maioria dos negócios abertos não duram nem dois anos? E sabe qual é o principal motivo para essa alta taxa de mortalidade? O gerenciamento financeiro!

Saber tudo que entra e sai no setor financeiro de uma empresa não é nada fácil ou simples, mas é fundamental para quem quer ter sucesso como empresário. Por isso, conte sempre com essa estratégia para ver sua clínica se tornar um sucesso.

Hoje em dia há várias ferramentas que auxiliam de forma automática no gerenciamento financeiro das empresas, como softwares e até aplicativos. Mas você também pode contar com ajuda profissional de pessoas capacitadas. Caso não tenha tempo ou conhecimento para gerir as finanças da sua clínica, peça ajuda! O mais importante é não deixar esse quesito de lado em sua clínica.

gerenciamento financeiro

3. Qualidade

Pense na seguinte questão: o que é mais fácil de vender, um produto barato com péssima qualidade ou um produto de qualidade com preço caro? Essa questão pode ter várias respostas diferentes, mas a resposta certa será sempre “depende”. Um produto mais caro nem sempre é sinônimo de qualidade, assim como um produto barato não significa que o produto não tenha qualidade.

Mas a questão é que, a qualidade é um fator mais importante que o preço na tomada de decisão dos consumidores. Comprar algo durável que vale a pena investir é sempre a opção mais segura e confortável. Por isso, você deve ter a qualidade como aliado em seu plano de negócio.

Oferecer um atendimento de qualidade, assim como serviços que realmente fazem a diferença na vida de seus pacientes, é mais do que um objetivo para a sua empresa e sim uma obrigação como prestador de serviço. Pense que se você não fizer seu trabalho com qualidade, a concorrência fará! Certamente os clientes irão preferir ser bem tratados, mesmo que isso custe mais caro.

Por isso, invista no bom atendimento que vai desde a recepção até o consultório. Ao final da consulta ou sessão, lembre sempre o paciente de deixar uma sugestão ou um comentário sobre o atendimento e os serviços recebidos na clínica. Dessa forma você obtém uma ótima pesquisa de satisfação e consegue melhorar tudo aquilo que deve ser aperfeiçoado em sua clínica. Marketing Digital para Consultórios Médicos: 7 razões para você fazer

4. Marketing

As estratégias de marketing são ações altamente rentáveis e eficazes quando o assunto é atrair mais cliente e melhorar a imagem da clínica. Por isso, uma clínica que não utiliza boas estratégias de marketing quase sempre limita seu crescimento a uma região pequena. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

Para ter uma clínica de sucesso reconhecida localmente e com planos de expansão, você precisa utilizar boas estratégias de marketing. Assim como o setor financeiro da sua clínica, as ações de marketing também devem ser planejadas de acordo com cada objetivo. Os 10 Piores Erros Cometidos no Marketing Médico

5. Inovação

Algo que destaca qualquer empresa em seu ramo de atuação é proporcionar um produto ou serviço inovador. Mesmo que as inovações sejam difíceis para uma clínica que atua com procedimentos e serviços padronizados, é possível oferecer coisas inovadoras em seu empreendimento. Por exemplo, um plano privado inovador para os pacientes da sua clínica com serviços e atendimentos diferenciados. O importante neste quesito é que você mostre de alguma forma para seus clientes que há algo diferente em sua clínica. Essa inovação que os pacientes encontrarão em seu estabelecimento devem sempre proporcionar benefícios para eles.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.