SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Ter um bom posicionamento em mecanismos de busca como o Google e o Bing é fundamental para quem deseja alavancar um negócio utilizando a internet como oportunidade de marketing digital. É por isso que atualmente muitas empresas possuem sites otimizados para que eles apareçam na primeira página de pesquisa.

Uma das estratégias que pode ajudar as empresas nesse quesito é o SEO, que é a etapa primordial para quem deseja gerar um grande tráfego orgânico em um site. Para empresas que atuam com estabelecimento físico, há ainda o SEO local que também pode impulsionar as vendas do negócio. Se tudo isso parece muito complicado para você, não se preocupe, pois preparamos várias dicas para te ajudar a colocar sua empresa na primeira página dos buscadores online.

 

O que é SEO local?

Independente da estrutura do site, dos conteúdos postados e de qualquer outra característica, ele só será acessado se ele for facilmente encontrado. Ou seja, é preciso gerar tráfego para o site e para isso é possível contar com duas modalidades de tráfego: orgânico e patrocinado. Marketing Digital para Consultórios Médicos

Se você não quer perder tempo produzindo conteúdos e colocando em prática estratégias de posicionamento em buscadores, o tráfego patrocinado por ser a melhor opção. Ele é gerado através de anúncios que você pagará aos buscadores para colocar sua empresa em destaque na primeira página. No entanto, esse tipo de patrocínio é feito a um certo custo que poderá ser alto dependendo da quantidade de vezes que o seu site for acessado.

Agora, se você quer economizar e ainda contar com a vantagem de ter um site inteiramente otimizado para os buscadores online, o tráfego orgânico é a opção certa para você. Além de gerar economia em suas ações de marketing, essa estratégia permite que seu site seja identificado sempre que as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio forem pesquisadas na internet. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

O problema mais comentado pelos empresários em relação ao SEO é que dependendo de como ele é feito, a otimização acaba abrangendo toda a internet, deixando de lado as características locais do negócio. Por exemplo, estabelecimentos com porte físico, como lojas, restaurantes, pet shops e consultórios, precisam de um SEO local, que é a modalidade de otimizar o seu site para o local de atuação.

Sendo assim, podemos resumir que o SEO local é a estratégia de otimização com foco na geolocalização, onde é possível considerar recursos, redes sociais e diversas ferramentas para auxiliar na localização do estabelecimento físico na internet. Pensando em todos os benefícios que essa estratégia proporciona, separamos 5 dicas incríveis para você explorar essa grande oportunidade:

 

1. Faça a otimização do seu site

Otimizar um site não é nada fácil, principalmente para ele ser encontrado em buscas locais. Mas você poderá colocar isso em prática considerando algumas características tidas como fundamentais para o bom posicionamento de qualquer site. Confira a seguir quais são esses itens e seus principais aspectos:

  • Página de contato – tenha todos os dados de contato nesta página, tais como, endereço, telefone, e-mail, perfil em redes sociais, entre outros;
  • Site responsivo – torne seu site responsivo para que usuários com dispositivos móveis encontre sua página na web facilmente;
  • Mapa com localização – para que os usuários encontre o seu estabelecimento, aposte em uma página com um mapa da localização do seu negócio;
  • Depoimentos – a credibilidade é a melhor forma de tornar o seu conteúdo relevante para a sociedade. Aposte em depoimentos para cativar o seu público-alvo;
  • Posicionamento local – para otimizar o seu posicionamento em uma determinada cidade ou estado, utilize o nome do local na descrição da página.
  • Veja quanto custa para criar um site para a sua empresa/negócio

 

2. Ofereça conteúdos locais

Se você deseja um bom posicionamento em sua cidade ou estado, é fundamental que você explore conteúdos relativos ao local de objetivo. Nesses conteúdos é importante que você não se prenda aos seus produtos ou serviços, mas sim a assuntos de relevância para o seu público-alvo, destacando necessidades e dúvidas que possam estar relacionadas a sua área de atuação. Veja a seguir algumas ideias de conteúdos locais:

  • Notícias e acontecimentos da sua cidade;
  • Posts com nome da sua cidade ou de locais próximos ao seu negócio;
  • Conteúdos sobre eventos, times e organizações locais patrocinados pelo seu negócio;
  • Entrevistas com convidados e especialistas sobre determinado assunto que também atuam no local que você visa se posicionar.

 

3. Utilize o Google Meu Negócio

Uma das melhores estratégias para quem quer aparecer nas buscas locais é utilizar o Google Meu Negócio. Através dessa ferramenta gratuita é possível incluir o seu negócio no Google Maps, podendo ainda aparecer na primeira página do Google quando um usuário fizer uma pesquisa local relativo ao seu estabelecimento. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Sabe quando você procura por um estabelecimento no Google Maps e ele aponta todas as empresas mais próximas de você? É assim que o seu negócio aparecerá para os usuários. Aliás, os usuários poderão te encontrar a partir de vários tipos de busca, por exemplo, ao digitar um tipo de negócio ou estabelecimento, ao pesquisar pelo nome da sua empresa e ao procurar em determinada região um tipo de negócio como o seu.

 

4. Explore as redes sociais

As redes sociais são plataformas simples e intuitivas que possibilitam grande interação entre empresas e consumidores. Por isso, é fundamental que você tenha perfis em algumas delas, como o Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras. Assuma seus perfis nas redes sociais e traga seus conteúdos e usuários para a otimização local.

 

5. Seja avaliado por clientes

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Business School, o aumento da pontuação das empresas pode proporcionar uma receita 10% maior, isso a cada vez que a empresa recebe uma pontuação melhor. Por isso, não perca essa oportunidade de gerar ainda mais negócio e peça avaliações para seus clientes, assim como depoimentos e sugestões de melhorias.

Isso irá ampliar seu relacionamento com o público-alvo e servirá de recomendações para outras pessoas que procuram por estabelecimentos confiáveis. Mas para obter boas avaliações é preciso oferecer qualidade e bom atendimento ao cliente. Sendo assim, seja merecedor de boas avaliações e mantenha esse padrão de qualidade.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.