Dicas de SEO para Médicos, Consultórios e Clínicas: atrair mais pacientes

Divulgar um consultório ou uma clínica é um grande desafio para quem não está habituado às estratégias de marketing. No entanto, com o marketing digital esse desafio se torna um pouco menor, considerando as facilidades e as ações que podem ser feitas nesta abordagem. Os 10 Piores Erros Cometidos no Marketing Médico

Seguindo esta lógica, o SEO está entre os principais pilares para um bom marketing digital. Por isso, se você está divulgando consultórios e clínicas na internet, é fundamental que você conheças algumas técnicas de SEO. Pensando nisso, listamos várias dicas de SEO para médicos, consultórios e clínicas. Confira a seguir!

SEO

SEO no marketing digital

Muitas pessoas pensam que ao criar um site, uma página no Facebook ou um canal no Youtube, logo já serão notadas pelo público-alvo sem grandes esforços. Antigamente isso até era possível, pois poucas empresas utilizavam o marketing digital e havia uma demanda menor de consumidores internautas. Porém, isso já foi a muito tempo e o número de usuários conectados só aumenta a cada dia. Marketing Digital para Consultórios Médicos: 7 razões para você fazer

Mas devido ao aumento dos acessos à internet e a expansão das estratégias de marketing, divulgar na internet se tornou algo um pouco mais complicado. É por isso que atualmente existem diversas técnicas que aumentam as chances do seu site ser encontrado e sua empresa se tornar relevante para o público-alvo.

Uma dessas técnicas é o SEO (Search Engine Optimization), que quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. Ou seja, essa técnica permite que seu site e os conteúdos publicados nele sejam otimizados para que os mecanismos de busca encontre seu consultório ou clínica mais facilmente nas pesquisas realizadas pelos usuários. Como Aparecer no Google: 5 formas para o seu negócio ser encontrado no Buscador

Agora que você já sabe o que é SEO e a importância dessa técnica para as estratégias de marketing digital, vamos as dicas de SEO para consultórios e clínicas.

1. Otimize seu site para dispositivos móveis

Ao construir um site, é fundamental pensar na otimização de toda a estrutura do site, inclusive na questão mobile. Já ouviu falar em site responsivo? Esse é o termo utilizado comumente para dizer que um site é otimizado para dispositivos móveis. Se você quer aumentar o tráfego no seu site, aposte em um site responsivo. Como Cadastrar Empresa no Google Maps

Pense na seguinte questão: atualmente, a maior parte dos acessos à internet é feito através de dispositivos móveis, principalmente por smartphones. Quando acessamos um site que não é otimizado para abrir em um smartphone, é preciso dar vários zooms na tela para ler os conteúdos e encontrar as ferramentas do site.

Essa questão parece banal, mas não é! Quem acessa o seu site quer ler os conteúdos sem precisar aumentar ou diminuir a tela. Muitas pessoas que acessam esses sites antigos simplesmente desistem de ler o conteúdo e partem para o próximo site apontado pelos buscadores.

Por isso, invista em um site responsivo para otimizar suas buscas em dispositivos móveis. O tráfego de dispositivos móveis em seu site é um dos mais importantes, pois ele representa mais da metade dos acessos na internet. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

site responsivo

2. Trabalhe o SEO Local

Muitas estratégias de SEO se concentram na otimização de um site para usuários de todo o país. No entanto, você pode direcionar suas estratégias para a região que você atua. Aliás, essa é uma prática fortemente indicada, considerando que seu consultório ou clínica atende em um estabelecimento físico.

O SEO Local nada mais é do que as estratégias de SEO voltadas para a região que você atua. Ao trabalhar o SEO Local em vez de estratégias genéricas de SEO, você aumentará o tráfego de pessoas que são relevantes para o seu site, como possíveis clientes que moram na região direcionada em suas estratégias.

Por exemplo, em uma estratégia de SEO sem direcionamento local, você poderia utilizar a palavra-chave “consulta homeopática” para diversos conteúdos. Dessa forma, pessoas de todo o país encontrariam este conteúdo na internet. No entanto, ao utilizar “consulta homeopática em Florianópolis” você foca em seu público-alvo de forma que apenas pessoas que pesquisarem por consultas homeopáticas em Florianópolis serão capaz de encontrar seu site.

Você pode até pensar: não me importo em receber acessos de pessoas do país inteiro. Realmente não há problema nisso. Mas você certamente irá querer aumentar o tráfego de pessoas relevantes para o seu site. Por isso, vale mais a pena apostar no SEO Local quando o estabelecimento atua com ponto físico.

3. Use o SEO junto ao Marketing de Conteúdo

As otimizações que ensinamos até aqui, são basicamente estratégias estruturais e conceituais para que seu site tenha os requisitos básicos para ser encontrado pelos buscadores em pesquisas locais. No entanto, há uma série de técnicas direcionadas aos conteúdos postados nos sites que são de grande importância para quem quer divulgar um consultório ou uma clínica. Veja a seguir as principais dicas de SEO para conteúdos:

  • Título SEO – sabe quando o título está de acordo com o conteúdo, mas não é atrativo para os usuários? É neste momento que o título SEO entra em ação e se torna fundamental. No entanto, você também deve utilizar esse item para tornar o título mais personalizado. Isso faz com que as pessoas sintam mais vontade de conhecer o conteúdo.
  • Meta descrição – a meta descrição é aquele resumo que aparece abaixo do título quando fazemos uma pesquisa na internet. Ela serve para informar ao usuário da internet sobre o que o seu conteúdo tem a oferecer. A maioria das pessoas preferem ler esse pequeno resumo para saber do que se trata o conteúdo do site antes de clicar no link.
  • Palavra-chave – muitas pessoas dirão para você usar muitas palavras-chaves, mas não dirão que você deve utilizá-las em locais estratégicos e de forma diversificada. Para otimizar o conteúdo, aposte em palavras-chave no título, título SEO, meta descrição, conteúdo do post, legendas e descrições das imagens. Além disso, diversifique a palavra-chave utilizando sinônimos e palavras relacionadas ao tema central do seu conteúdo.
  • Elementos gráficos – negrito, itálico, sublinhado, tachado, entre tantas outras formatações, deixam o conteúdo do seu site personalizado. No entanto, você deve utilizar esses elementos com sabedoria para não tornar seu post muito poluído. Utilizar negrito em palavras-chave e sentenças de destaque é um ponto positivo em sua estratégia. Assim como itálico em determinadas palavras, além de outras formatações interessantes.

Agora que você já sabe as principais técnicas de SEO, que tal aliar todo esse conhecimento com o marketing de conteúdo? Com as duas ações de marketing digital você otimizará conteúdos que realmente são relevantes para o público-alvo. Dessa forma, os leitores chegarão ao seu site não porque foram direcionados por uma palavra-chave em específico, mas sim porque seu conteúdo tem relevância para eles. Regras do CFM no marketing médico: veja o que pode e o que não pode

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.