O que são Sinais Sociais e qual a importância deles para o SEO?

Você já deve ter ouviu falar sobre a relação das redes sociais com o SEO (Search Engine Optimization) utilizado nos mecanismos de busca da internet. Esse é um assunto bastante discutido e antigo, mas ainda gera muitas dúvidas entre os profissionais de marketing. Uma das principais dúvidas é: o quanto as redes sociais podem afetar diretamente os resultados nos mecanismos de busca na internet? Essa sem dúvida ainda é uma das principais dúvidas sobre esse assunto.

Neste post, vamos responder essa e outras dúvidas relevantes sobre os sinais sociais e sua importância para o SEO. Vamos falar desta relação no ranqueamento de páginas na internet, a relevância das buscas locais e um pouco mais sobre link building. Continue com essa leitura até o final e tire sua dúvidas sobre esse importante assunto para as estratégias de marketing digital.

Banner sinais sociais

O que são sinais sociais?

Os sinais sociais é toda a influência que as redes sociais exercem sobre os mecanismos de busca na internet. Se as redes sociais podem influenciar nas pesquisas realizadas no Google e nos outros mecanismos de busca, isso também pode influenciar nas estratégias de SEO.

Influência das redes sociais sobre o SEO

Para todas as pessoas que acreditam que as redes sociais influenciam o SEO de um site ou blog devido aos sinais sociais, esta crença já se tornou fato. Os critérios de ranqueamento do Google são revisados pela empresa constantemente. Desta forma, falar de redes sociais como uma potencial influenciadora do SEO em um site é um assunto que ainda gera algumas incertezas. 4 Motivos para você Agendar Postagens no Instagram: aprenda como fazer

O responsável pela definição dos algoritmos de busca do Google, o ex-chefe do time de pesquisa do Google, Matt Cutts, deixou claro ao ser questionado sobre esse assunto que, os sinais sociais não são critérios para o Google ranquear algo na internet. Mas, também podemos observar que as coisas estão mudando nos dias de hoje inclusive para o Google. Será que a afirmação de Matt Cutts define que investir em redes sociais não é bom para o ranqueamento de algo na internet?

A resposta é: definitivamente não! A relação entre as propagandas e divulgações existente entre os canais de comunicação na internet é estudada pelo marketing digital. O marketing digital é algo bastante abrangente e existem algumas formas das redes sociais afetarem o SEO de sites na internet. Logo abaixo você pode ver algumas das formas mais recorrentes em que as redes sociais afetam o SEO na internet:

Influenciam no ranqueamento de uma página na internet

Você deve ter percebido uma contradição neste subtítulo com o que Matt Cutts disse ao afirmar que as redes sociais não são critérios de ranqueamento junto aos algoritmos do Google. Mas isso acontece por outros meios que vão além dos algoritmos de ranqueamento do Google. Basicamente, a influência das redes sociais no ranqueamento de páginas na internet ocorre de duas formas:

Da primeira forma, você deve considerar que o Google não é o único mecanismo de busca existente na internet, e que iguais a ele, outros mecanismos bastante utilizados tem o potencial de divulgar um negócio de forma rentável. O Bing vem logo em seguida depois do Google como o segundo mecanismo de busca mais importante da internet. Os responsáveis pelo Bing já declararam oficialmente que o ranqueamento de páginas em pesquisas realizadas por meio deste mecanismo de busca tem como critério também as redes sociais.

Assim como o Bing, outros mecanismos de buscas consideram as redes sociais como um critério direto para o ranqueamento na internet. É possível que o Google também passe a considerar esse critério em breve.

Da segunda forma, a autoridade social extremamente alta que uma marca pode alcançar, é um aspecto de posicionamento que rompe as barreiras dos algoritmos e critérios estabelecidos pelos mecanismos de buscas, e permeiam grande partes dos ambientes na internet. Quando uma marca é citada em vários locais como, redes sociais, Google, Bing, salas de bate papos, chat online, enfim, em qualquer ambiente, a influência desta marca fala por sí própria.

Mas, diretamente falando, as redes sociais representam um grande papel quando uma marca é mencionada com frequência, influenciando os usuários a irem pesquisar no Google e em outros mecanismos de busca.

Redes sociais são apontadas em pesquisas na internet

Os perfis em redes sociais são indexados nas buscas de usuários, neste caso, se um usuário pesquisar uma marca é natural que também o resultado seja direcionado para as redes sociais como parte relevante desta pesquisa. Isso acontece no Google e em outros mecanismos de busca da internet. Isso também se deve ao fato que cada vez mais as grandes empresas no mundo todo possuem uma página no Facebook, no Twitter, Instagram, Linkedin, dentre outras redes sociais.

O SEO Local aponta para páginas de redes sociais

O poder que o SEO Local exerce sobre a divulgação de uma empresa é algo extremamente eficaz. Quando um usuário em Belo Horizonte pesquisa por “Boticário em Belo Horizonte”, uma lista dos franqueados mais próximos deste usuário irá aparecer no mecanismo de busca utilizado. Os resultados da pesquisa também irão apontar os sites e os perfis em redes sociais dos franqueados. SEO LOCAL: dicas para atrair clientes para Negócios Locais

Faça o teste e veja você mesmo. Digite um nome de uma empresa ou marca famosa da seguinte forma: “empresa ou marca famosa mais próxima de onde eu estou”. Por ser uma busca de cauda longa (long tail), o Google e outros mecanismos de busca apontam para sites e perfis em redes sociais como um todo.

O link building cria direcionamentos

O link building é uma das estratégias de SEO utilizadas no marketing digital ao longo da história. O desempenho desta estratégia é comprovadamente eficaz se utilizada da forma como deve ser utilizada. O fato de você linkar para um outro conteúdo de um outros site de responsabilidade é algo que funciona, assim como o inverso funciona ainda mais. Imagine um site de grande importância colocar o link de um conteúdo apontando para um site que está começando, por exemplo. Isso faz com que o ranqueamento do conteúdo do site menor salte muitas posições no Google e em outros mecanismos de busca.

Da mesma forma, imagine que sua página ou grupo no Facebook esteja bombado de seguidores, ao postar um conteúdo direcionando o link do seu site, você estará praticando link building de uma forma extremamente eficiente. A relação de linkagem de conteúdo nas redes sociais para um site na internet funciona e é uma das técnicas de SEO mais importantes que podemos mencionar.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone google

Quer aprender a posicionar os seus serviços no Google?

Você vai aprender desde a criação do seu site, organização de páginas e postagens, técnicas de SEO para negócios locais, como o Google funciona e como posicionar o seu site nas melhores posições dos buscadores.